O governador em exercício Alberto Pinto Coelho participou, nesta segunda-feira (24), da cerimônia de transferência do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. O coronel Sílvio Antônio de Oliveira Mello assumiu o comando da corporação, substituindo o comandante-geral coronel Gilvan Almeida Sá, que ocupava o cargo desde julho de 2008.
Durante a solenidade, o governador em exercício destacou os investimentos realizados nos últimos oito anos pelo Governo de Minas na área de segurança pública que ampliaram o efetivo policial e o número de viaturas nas ruas. Desde 2003, Minas destinou mais de R$ 33 bilhões na área de segurança pública.
?Ouso dizer que ? desde 2003 ? este é o ciclo em que a corporação mais vem avançando, contando com um inédito volume de investimentos. O saldo desse período é inquestionável. Desde 2002, a frota cresceu 220%, passando de 350 para 1.135 viaturas. A idade média dos veículos caiu praticamente pela metade, de 15 para apenas sete anos. Investimos R$ 67 milhões na estruturação do Cinturão de Segurança, no fortalecimento das corporações nas áreas de divisa de Minas Gerais para o combate à violência e o crime organizado?, disse o governador no seu discurso para a corporação.
Alberto Pinto Coelho destacou a atuação do Corpo de Bombeiros no atendimento aos municípios atingidos pelas recentes chuvas em todo o Estado, trabalho realizado em parceria com a Defesa Civil do Estado.
?Os Bombeiros têm desenvolvido um trabalho exemplar, em parceria com a Defesa Civil, nesse período crítico das chuvas. Portanto, fica o nosso apreço e o nosso reconhecimento que não são apenas do nosso governo, mas de toda a nossa gente?, afirmou o governador em exercício.
Confiança da população
Aos 45 anos, o novo comandante-geral Silvo Antônio de Oliveira Melo já ocupou os cargos de chefe do Estado-Maior e subcomandante do Corpo de Bombeiros. Bacharel em Direito e Engenharia Elétrica pela UFMG, graduou-se no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Minas em 1986, época em que o Corpo de Bombeiros era subordinado à PM.
Após a solenidade, o novo comandante ressaltou que os investimentos do Governo do Estado foram fundamentais para ampliar as unidades da corporação no Estado e valorizar os profissionais que atuam no Corpo de Bombeiros.
?São investimentos históricos do Governo de Minas, que valorizaram o Corpo de Bombeiros nos seus 100 anos de existência. A nossa corporação, hoje, é motivo de orgulho e de confiança da população?, disse o comandante.
Nos últimos 8 anos, foram criadas 16 unidades da corporação do Corpo de Bombeiros em todas as regiões do Estado, passando de 34 para 50 unidades. Desde 2002, a frota dos Bombeiros passou de 350 para 1.135 viaturas, o que representa um aumento de 220%. Além disso, a idade média dos veículos passou de 15 para sete anos. Do total de novas viaturas, 652 foram adquiridas com recursos da taxa de incêndio.
O efetivo do Corpo de Bombeiros teve aumento representativo. Hoje são 5,6 mil homens, contra 3,6 mil em 2002. Atualmente, o Corpo de Bombeiros atende a 290 mil chamadas, número 68% superior a 2002.

COMPATILHAR: