Redação Últimas Notícias

Profissionais de Saúde de Formiga participaram de uma coletiva de imprensa, na tarde desta quinta-feira (18) e explicaram sobre a situação da Covid-19 no município.

Participaram do encontro: o secretário Municipal de Saúde, Leandro Pimentel; o diretor técnico da UPA; Vladimir Moreira; o coordenador médico da Atenção Primária; Ednaldo Durço; o diretor clínico da UPA, Augusto Junio e o diretor geral da UPA, Éder Leal.  

Leandro lembrou que nos últimos dias o sistema de saúde de Formiga entrou em colapso, sendo preciso abrir leitos no hospital Santa Marta e ainda a montagem de um hospital de campanha no Ginásio Vicentão para acolhimento de pacientes com Covid.  De acordo com ele, hoje,  100% dos leitos estão ocupados. “O paciente recebe alta, mas já tem outros pacientes aguardando uma vaga”, disse,  

 Os jornais de Formiga enviaram perguntas, que foram respondidas pelos profissionais.

Início de funcionamento do Hospital de Campanha

O secretário de Saúde explicou que o hospital de campanha será inaugurado na próxima segunda-feira (22), por volta do meio-dia.  “Teremos dois consultórios médicos e duas tendas de triagem além de 30 leitos. O atendimento será por 24 horas”.  

Respondendo ao questionamento do portal Últimas Notícias, Leandro confirmou  a contratação de novos profissionais para o Hospital de Campanha, como enfermeiros e fisioterapeutas.

Remanejamento de pessoal

A Secretaria de Saúde vai precisar do apoio das equipes de atenção primária, que atendem nos PSF’s da cidade.

Com isso, cinco unidades estarão fechadas para atendimento. São elas: Centro, Alvorada, Rosário II, Cidade Nova e Areias Brancas. No período de 15 dias, os médicos, enfermeiros, técnicos e recepcionistas serão direcionados para auxiliar no enfrentamento direto à pandemia.

Assim sendo, quem precisar de atendimento, deverá procurar uma unidade mais próxima da residência. As demais unidades que estiverem abertas também irão atender pacientes com síndrome gripal, além de atenderem as urgências de atenção básica. Os números de telefones dessas unidades serão divulgados,  oportunamente, pela Comunicação da Prefeitura. “Cada unidade de saúde terá telefones específicos para pacientes que tiverem dúvida sobre a Covid.  Nem o SAD nem o Disque- Denúncia tem conseguido suprir essa demanda, daí a necessidade da mudança”, explicou Lenadro.

Augusto Junio destacou que a procura por atendimentos aumentou muito e simplesmente abrir mais um leito de hospital não é tão simples quanto parece. “Esse é o momento de todos se unirem contra esse vírus. Se a gente não agir agora, será pior”.

Cerca de 9 pessoas são internadas por dia. Algumas em Formiga e outras são transferidas para fora, porém, Leandro não soube informar quantos pacientes já foram encaminhados para outras cidades. De acordo com os profissionais, o paciente é cadastrado pelo SUS Fácil e é o médico quem avalia se ele será internado ou não.

Atendimento em PSF’s

O médico Ednaldo Durço explicou que os pacientes dos PSF’s que não mais serão atendidos em razão do fechamento dos 5 PSFS, serão encaminhados para outra unidade  mais próxima.  “O atendimento de paciente com qualquer sintoma será feito nas demais unidades em funcionamento e próximas da residência do paciente. É importante esse atendimento precoce. E vale ressaltar também sobre a prevenção que é a adoção do distanciamento social, o lavar as mãos e o uso correto de máscaras. As equipes estão preparadas para atender as pessoas que devem primeiro procurar as suas respectivas unidades em casos de qualquer sintoma”, disse Ednaldo.

De acordo com o médico Vladimir Moreira, “o número de pacientes, com a doença neste município , aumentou rapidamente e foi aí que precisamos tomar a medida de abrir novos leitos no Santa Marta.  Agora, no Hospital de Campanha vamos contar com médicos capacitados e treinados para os atendimentos”,  garantiu.

Atendimento na UPA

O diretor geral da UPA, Eder Leal, explicou que os atendimentos não Covid permanecem  sendo realizados na Unidade de Pronto Atendimento. “ Estamos trabalhando desde o ano passado em todos os plantões e temos que agradecer aos colegas pelo empenho durante o atendimento. Vamos aumentar o número de enfermeiros para atender esses pacientes, normalmente”.

Tenda de triagem

O médico Vladimir justificou sobre os óbitos ocorridos na tenda de triagem respondendo questionamento:  “Geralmente, é paciente que já iniciou o tratamento contra a Covid, mas não teve melhora. Muitos já chegam na tenda em uma fase crítica, alguns ficam 10 dias em casa e não procuraram atendimento médico”.

Vacinação 

Sobre a vacinação para a próxima etapa, que é de 75 a 79 anos, Leandro explicou que nem todos os idosos acima de 80 anos já foram vacinados. “Estamos priorizando os idosos de 79 anos, mas os acima de 80 podem nos procurar para serem vacinados. Amanhã [sexta-feira- 19] haverá vacinação nos cinco pontos das 10h às16h. São eles: Bela Vista, Geraldo Veloso, Vila Didi, Souza e Silva e Diego Souto. As pessoas podem ir nessas unidades para fazer o agendamento”, disse o secretário.  

“Também os acima de 75 anos domiciliados serão vacinados na próxima semana. A vacinação continua lenta, pois os municípios estão recebendo poucas doses”, justificou.

Medidas restritivas

Sobre as novas medidas restritivas, a Prefeitura disponibilizou vários servidores para exercerem a fiscalização e conta com o apoio do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. “Estamos fazendo uma barreira sanitária para inibir que as pessoas se desloquem para a região do balneário de Furnas, quem for flagrado desobedecendo, será multado e responderá criminalmente”, destacou Leandro.  

Plano B?

Questionado pelo Últimas Notícias, caso a situação se agrave  ainda mais, se a Secretaria teria um Plano B, Leandro disse que o plano é: orar! “Já estamos no plano B e no C, porque esses leitos são limitados, tem paciente que não poderá ficar no Vicentão.  Terá que ser encaminhado para a Santa Casa ou outro hospital da região. Por isso, é importante distanciamento social para não chegarmos a esse ponto”, disse

Falta de pessoal

O médico Ednaldo explicou também que não se encontra mais equipes disponíveis. Todos os profissionais estão trabalhando a mais de um ano, incansavelmente. “O plano A é ficar em casa, lavar as mãos e se cuidar. Pacientes com problema respiratório leve deve procurar um PSF mais próximo”.

SAD

Leandro explicou ainda que mais duas ambulâncias no SAD estarão disponíveis a partir de amanhã para atender a população. “Somos uma ponta de vários profissionais que estão na linha de frente. Todos somos devotados e comprometidos. Se a população não nos ajudar, tudo isso se torna insuficiente.  E vamos em frente!”.

Médico com Covid

De acordo com Vladimir, foi preciso afastar mais um médico que, infelizmente, foi contaminado. “Mas, graças a Deus ele está bem. Infelizmente, todos somos vulneráveis a essa doença. Se temos um médico a menos, isso significa mais serviço para os outros”, destacou.

Ao final da coletiva, os profissionais em suas considerações  destacaram mais uma vez a importância da colaboração da população para a luta contra a Covid-19 , respeitando o DISTANCIAMENTO SOCIAL, O USO DE MÁSCARAS  e DE ÁLCOOL EM GEL

COMPATILHAR: