Está sob a análise do Ministério da Saúde um projeto que tem como objetivo treinar equipes para captar órgãos e realizar transplantes em 14 estados brasileiros. Se a proposta for aprovada, entrará em vigor um novo sistema de transplantes, que será descentralizado e vai contar com a capacitação de médicos para este tipo de procedimento e melhor remuneração às equipes.
O projeto prevê contratos entre os gestores públicos de hospitais e entidades privadas sem fins lucrativos para garantir boa remuneração às equipes. A estratégia consiste no treinamento das equipes desses 14 estados, que atualmente não fazem transplantes regularmente, para fazer a captação de órgãos. Isso inclui busca de potenciais doadores nas UTIs, manutenção desses pacientes críticos para que os órgãos não se deteriorem diagnóstico de morte encefálica, técnicas de abordar a família para pedir o consentimento e a retirada dos órgãos.
Os 14 estados incluídos na proposta são Roraima, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins, Alagoas e Sergipe.

COMPATILHAR: