O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), e o Sebrae assinaram um convênio, com 11 prefeituras mineiras, para garantir o apoio a 14 Arranjos Produtivos Locais (APL). O valor total dos convênios é de R$ 285 mil.

Participaram da solenidade nessa quarta-feira (20), realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, autoridades e representantes dos municípios contemplados. Durante a assinatura, o secretário da Seedif, Wadson Ribeiro, ressaltou a importância do desenvolvimento regional como indutor das potencialidades e vocações locais.

“Cada município mineiro possui habilidades distintas em desenvolvimento. Nossa tarefa enquanto governo é identificar e apoiar essas ações para que as possam explorar essas características gerando renda e emprego”, disse o secretário.

O diretor do Sebrae-Minas reforçou o esforço da parceria com o Governo de Minas Gerais, no sentido de resgatar, valorizar e promover os Arranjos Produtivos Locais (APLs) e, acima de tudo, os municípios mineiros.

“Nosso papel é justamente fortalecer as vocações natas dos nossos municípios. O Sebrae acredita que apenas a união vai nos trazer de volta a esperança. Estamos ao lado dos empresários, municípios e do Governo”, afirmou Cabido.

Para o secretário de Desenvolvimento de Belo Horizonte, Daniel Nepomuceno, Minas Gerais precisa mais do que nunca se voltar para suas vocações. O presidente do Sindijoias-Gemas-MG, Manoel Bernardes, elogiou a iniciativa do Governo do Estado. Segundo ele, as expectativas para 2018 são positivas.

A partir da percepção de que o trabalho de promoção e marketing dos polos e APLs tem grande efeito na mobilização interna dos empreendedores e na abertura de mercado, o convênio pretende contribuir para melhoramento da forma como o próprio arranjo produtivo se vê, bem como a maneira como este se “vende”. A parceria entre a Seedif e o Sebrae-MG também irá estimular ações de fomento à inovação e competitividade.

Segundo Wadson Ribeiro, o convênio atuará em nove regiões que produzem com diversidade e qualidade diversos produtos. “Os APLs foram reconhecidos e agora com a parceria entre o Sebrae e a Seedif vamos atuar para que cada instituição, com sua expertise, divulgue os polos produtivos”, explicou, na solenidade.

Os convênios assinados irão contemplar os Arranjos Produtivos Locais das Joias de Teófilo Otoni; do vestuário de São João Nepomuceno; do Audiovisual de Cataguases; dos Calçados de Nova Serrana; da Fruticultura de Jaíba; da Cerveja Artesanal de Juiz de Fora; da Langerie de Juruaia; do Artesanato em Pedra Sabão de Ouro Preto; do Vestuário de Espinosa e do Biscoito de São Tiago. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte foram contemplados os APLs do Vestuário, das Gemas e Joias, da Cerveja Artesanal e dos Móveis.

 

Fonte: Segov ||

Comentários
COMPATILHAR: