Com o slogan ?Aids. Coloque um ponto final na sua dúvida?, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) lançou, nesta quarta-feira (28), a campanha de prevenção contra a aids. Este ano, as ações alertam sobre a importância do diagnóstico precoce.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, a mobilização pretende incentivar a procura pelos centros de testagens de sífilis, HIV e hepatites virais (B e C) e ampliar o acesso aos testes rápidos das doenças.
?Graças ao tratamento existente hoje em dia, uma pessoa soropositiva possui boa expectativa de vida, mas é preciso diagnosticar a doença o quanto antes. Por isso, pela primeira vez, serão oferecidos testes rápidos em praça pública, preservando a privacidade da pessoa, mas garantindo um conhecimento a respeito da doença?, explicou o secretário.
Fornecido pelo Ministério da Saúde, o teste é gratuito, seguro e sigiloso. Ele pode ser realizado em uma das unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) em todo o Estado.
?O teste é recomendada para todos. Colhemos apenas uma gota de sangue e o resultado sai em 30 minutos. A pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame, e, em caso positivo, é encaminhada para o serviço especializado?, explica a coordenadora da DST/Aids da SES, Fernanda Junqueira.
Ações de mobilização
No dia 1º de dezembro, internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Combate à Aids, várias ações serão realizadas no Estado. Em Belo Horizonte, na Praça da Assembleia, mais de 100 voluntários do Plug Minas, projeto do Governo do Estado, irão circular pedindo aos transeuntes um abraço.
Os voluntários estarão vestidos com camisetas dizendo ?Eu tenho Aids, me dá um abraço??; ?Eu não tenho Aids, me dá um abraço?? e ?Eu não sei se tenho Aids, me dá um abraço??. O objetivo dos abraços é combater o preconceito e incentivar a realização dos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, que estarão disponíveis nos CTA instalados na praça.
Além disso, personagens do imaginário coletivo estarão na praça vestidos com roupas de preservativos, oferecendo-os a população. Também serão distribuídos cartazes, volantes, folders e veiculados spots de rádio com mensagens de promoção ao diagnóstico de HIV.
Outros meios como busdoor e backbus, painéis eletrônicos, outdoors, metrô, postais publicitários (Pop Cards) e TV Indoor também veicularão mensagens incentivando a testagem. Na Web, um Hot Site (www.piornaosaber.com.br), banners nos sites Guia BH e Sou BH, AD no Facebook e HOTWords completam as ações estaduais.
Em Juiz de Fora, Uberlândia, Uberaba, Varginha, Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Alfenas, Divinópolis e Conselheiro Lafaiete também haverá as ações de mobilização no dia 1º de dezembro. Os CTAs estarão instalados nos centros dessas cidades.
Recursos
O presidente do Grupo Vhiver e portador do vírus do HIV, Valdecir Buzon, elogiou a campanha do Estado. De acordo com Valdecir, o grupo acolhe e assiste 4.800 pessoas que vivem com Aids e promove ações de prevenção de novos casos.
Para ele, a campanha é inovadora porque promove o abraço e valoriza a solidariedade contra o preconceito.?Podemos dizer que a Aids já não mata, o tratamento existe e prolonga a vida dos portadores. Mais ainda precisamos romper com o preconceito. Hoje em dia, o que mata é o abandono, o medo de viver com a doença e com todo o estigma que provoca. O que mata é a solidão, que leva as pessoas a desistirem de vida?, disse.
Para incentivar projetos de instituições da sociedade civil que, como o grupo Vhiver, trabalham a promoção da melhoria da qualidade de vida das pessoas que convivem com o vírus e com a doença, Antônio Jorge anunciou um edital de seleção pública, no valor de R$ 3 milhões de reais. ?A retórica não basta. É necessário combater a doença com decisões políticas. Por isso, o Governo de Minas oferece há nove anos linhas de financiamento de projetos destinados a instituições parceiras?, disse.
Cenário epidemiológico
Do início da epidemia até outubro de 2012, já são 33.167 casos de aids notificados em Minas. Dos 33.167 mil casos, 5.099 são em homossexuais (15,37%), 2.737 em bissexuais (8,25%) e 17.004 notificados em heterossexuais (51,28%).
Segundo Fernanda Junqueira, atualmente, as principais características da doença no Estado são a interiorização, o aumento de casos entre mulheres e a concentração em jovens e jovens adultos.
Em 2004, havia pelo menos um caso notificado em 580 municípios mineiros. Já em 2008, 670 dos 853 municípios mineiros apresentavam pelo menos um caso notificado. Até outubro de 2012, foram notificados casos de aids em 714 municípios, o que significa 83% das cidades mineiras.
A proporção de casos entre os sexos em 2012 é de dois homens para uma mulher, com 22.400 casos notificados em homens e 10.766 em mulheres. E, independente de sexo, a maior parte dos casos se concentra em jovens e jovens adultos.
A contaminação entre heterossexuais, que, na década de 80, correspondia a 12% do total de casos, atualmente corresponde a 51,26%. Entre os homossexuais, a contaminação caiu de 60% na década de 80 para 15,37% nos dias de hoje.

COMPATILHAR: