Governo de Minas Gerais publicou no Diário Oficial de Minas Gerais do último sábado (12) uma nova listagem com nomeação de 1.548 profissionais para atuarem na rede estadual de ensino. O lote é composto por 1.476 professores regentes de aula e 72 professores regentes de turma. As nomeações são provenientes do Edital SEPLAG-SEE 04/2014 e contemplam 522 municípios de 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

Com essa nova listagem, o Estado alcança a marca de 54.068 nomeações desde o início da gestão, em 2015. As nomeações contemplam todos os Territórios de Desenvolvimento de Minas Gerais.

O número de nomeações retrata a importância que o Governo de Minas Gerais tem dado à ampliação do quadro de professores efetivos nas escolas, combatendo a prevalência dos vínculos precários de trabalho na rede estadual e reafirmando o compromisso com a valorização da educação pública.

Do total de nomeações realizadas desde o início da gestão, 36.767 são professores regentes de aula e 8.034 são de professores regentes de turma,  o que representa que 83% das nomeações contemplam profissionais para atuarem dentro das salas de aula.

“Um quadro efetivo e que tende a permanecer por mais tempo na escola favorece a proximidade com a comunidade escolar e com os estudantes. Sem dúvida, essa perspectiva é fundamental para o fortalecimento do projeto político pedagógico da escola e vai fortalecer e garantir com mais evidência o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça.

Exames

Uma vez publicada a nomeação, o aprovado deve submeter-se a exame médico pré-admissional, a ser realizado pela Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional (SCPMSO) da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), nas datas e horários que serão publicados no site da Seplag. Após a perícia, os aprovados têm 30 dias para tomar posse.

Concurso

Para dar sequência à valorização da educação pública em Minas Gerais e fortalecer o processo de nomeações, a SEE realizou, no dia 8 de abril de 2018, o concurso referente ao edital SEE Nº 07/2017, cujo resultado preliminar foi divulgado no último dia 7. O certame é para preenchimento de 16 mil vagas para o cargo de Professor de Educação Básica (PEB) de diversas disciplinas e 700 vagas para Especialista em Educação Básica (EEB).

 

Fonte: Segov MG||

COMPATILHAR: