As ações para prevenir doenças sexualmente transmissíveis e o vírus HIV, que provoca a aids, junto a beneficiários do Bolsa Família, começaram em todas as capitais brasileiras nesta quarta-feira (31). Lançada pelo Ministério da Saúde, a campanha Camisinha, um Direito Seu, prevê a distribuição, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), de 1 milhão de preservativos para beneficiárias do programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Na cerimônia, a ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, vinculada à Presidência da República, reafirmou a importância da parceria dos três órgãos governamentais na campanha. ?Temos feito o esforço de integrar diversas políticas públicas para ampliar a atenção às mulheres no Brasil. Há muito tempo que isso tem sido pensado e costurado. Agora, contamos com os Cras e CreasS?, disse.
Em todo o país, há cerca de 5,8 mil Cras e 1,2 mil Creas. São unidades públicas que atendem famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social. Formiga tem duas unidades do Cras, uma no bairro Rosário e outra no Nossa Senhora de Lourdes (no antigo Lar Solidário) e um Creas, que funciona à rua Barão de Piumhi, 444, Centro.
A representante do MDS, Célia Vieira, acrescentou que a assistência social desempenha papel estratégico na campanha de prevenção. ?Queremos barrar o crescimento da epidemia de aids entre as mulheres no Brasil. E será importante, nesse processo, garantir a informação e o acesso aos preservativos nas unidades que trabalham com mulheres de baixa renda, beneficiárias do Bolsa Família?, afirmou.
O objetivo é orientá-las para discutirem com o parceiro o uso da camisinha e incentivá-las a fazerem o teste de HIV.

Números
Sônia Brito, do Ministério da Saúde, confirmou que, nos últimos anos, cresce a incidência de aids entre as mulheres. Segundo a Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas da População Brasileira, lançada em 2009, 64,8% das entrevistadas, entre 15 e 24 anos, eram sexualmente ativas (tiveram relações sexuais nos 12 meses anteriores à pesquisa). Desse número, apenas 33,6% usaram preservativos em todas as relações casuais. Isso ajuda a explicar a vulnerabilidade das jovens à infecção pelo HIV.
Entre os homens, 69,7% dos entrevistados eram sexualmente ativos. Mas eles usam mais a camisinha: 57,4% afirmaram ter usado em todas as relações com parceiros ou parceiras casuais.
Em 2007, a taxa de incidência de aids em mulheres acima de 50 anos praticamente dobrou em relação a 1997, passando de 5,2 casos por 100 mil habitantes para 9,9 casos. Nos homens, passou de 12 casos por 100 mil habitantes para 18, no mesmo período.
Entre 2000 e junho de 2009, foram registrados no Brasil 3.713 casos de aids em meninas de 13 a 19 anos (60% do total), contra 2.448 meninos. Na faixa etária seguinte (20 a 24 anos), há 13.083 (50%) casos entre elas e 13.252 entre eles. No grupo com 25 anos e mais, há uma clara inversão ? 174.070 (60%) do total (280.557) de casos ocorrem entre os homens.

Bolsa Família
Diante desses números, o governo federal incorpora a luta contra a doença às ações do principal programa de transferência de renda do país, o Bolsa Família, que atende hoje 12,4 milhões de famílias. Nos Cras e Creas, serão distribuídos preservativos gratuitamente. A campanha Camisinha, um Direito Seu traz duas beneficiárias do Bolsa Família como garotas-propaganda dos material impresso.
Constam da campanha folders, cartazes, faixas, porta-preservativos, manuais explicativos sobre a importância do uso da camisinha e material que ensina os gestores a participar da ação. Além disso, serão veiculados spots de rádio com mensagem gravada pela atriz e cantora Zezé Motta. A ação faz parte do Plano Nacional de Enfrentamento de Feminização da Epidemia de Aids e Outras Doenças Sexualmente Transmissíveis.

COMPATILHAR: