O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou nessa segunda-feira (20) o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. A decisão foi tomada após reunião com o atual titular da pasta, Márcio Macêdo, e outros integrantes do governo.
O encontro que selou a nomeação contou com a presença dos ministros Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social). A nomeação será oficializada com a publicação no Diário Oficial da União nesta terça-feira (21).
Boulos era cotado para assumir o cargo desde o início do ano, mas o anúncio oficial só foi feito agora. A escolha é vista como parte da estratégia do presidente Lula para fortalecer a relação com os movimentos sociais, de olho na articulação política para as eleições de 2026.
A Secretaria-Geral da Presidência é o órgão responsável por manter o diálogo entre o governo federal e os movimentos sociais, área na qual Guilherme Boulos tem atuação reconhecida e liderança consolidada.
Segundo interlocutores do Planalto, Márcio Macêdo não deve ser afastado do governo. Ele deverá ser realocado em outro cargo dentro da estrutura da base governista. Além de ministro, Macêdo já foi tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT).
A nomeação de Guilherme Boulos marca um novo momento no relacionamento do governo com os movimentos sociais e reforça a composição política do Palácio do Planalto para os próximos anos. Enquanto isso, o presidente Lula embarca nesta terça-feira para participar da 47ª Cúpula das Associações do Sudeste Asiático, com retorno previsto ao Brasil no dia 28.
Com informações do Itatiaia