A Copa do Mundo está próxima — o torneio feminino começa no dia 7 de junho. E, como é tradição, o entusiasmo começou a tomar conta dos fãs de futebol. A prática de pintar as ruas que toma conta do país antes do início da disputa, porém, costuma ocorrer apenas quando o campeonato é masculino. Pensando em mudar isso, algumas grafiteiras se reuniram e repintaram muros da Brasilândia, em São Paulo, com homenagens à seleção feminina de futebol, celebrando a #MulherNoFutebol.

As responsáveis pela transformação são Clara Leff, Afolego e Sarah Lorenk, que substituíram a imagem de Gabriel Jesus na parede pela de mulheres com a bola nos pés. A mudança foi autorizada pelo autor do desenho do jogador, o grafiteiro Digão O Comprimido, que também fortaleceu a iniciativa pintando a lendária Formiga em um dos muros.

Foto: @dibradoras

A Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019 acontece na França e já é histórica: a edição marca o início do crescimento em investimento e visibilidade das atletas no esporte. A estréia da seleção brasileira é contra a Jamaica e está marcada para o dia 9 de junho, às 10h30, com transmissão na TV aberta pela Rede Globo.

Foto: @
digaocomprimido

A competição será transmitida pela Rede Globo pela primeira vez na história. O campeonato mundial feminino existe desde 1991 e, assim como o torneio masculino, acontece de quatro em quatro anos. Mas por muito tempo a copa feminina foi totalmente ignorada pela maioria dos veículos tradicionais da mídia: Só em 2015, última edição da competição, a SporTV e a TV Brasil transmitiram os jogos – e apenas daseleção brasileira.

Para 2019 a promessa é de uma cobertura bem maior no Brasil, mas ainda em um nível inferior ao da copa masculina. Enquanto a Rede Globo e o site do Globoesporte.com transmitirão apenas os jogos da Seleção Brasileira, a SporTV passará todas as partidas da Copa.

Sobre a trajetória da seleção feminina na competição, o Brasil nunca chegou a ganhar a Copa do Mundo, tendo como melhores resultados as participações em 2007, quando disputou a final e perdeu para a Alemanha por 2 a 0, e 2003, quando ficou terceiro lugar.

 

Fonte: portais B9 e Hypeness||

COMPATILHAR: