Os trabalhadores dos Correios, no Centro-Oeste de Minas, decidiram encerrar a greve e retomar as atividades nesta quarta-feira (23). O Tribunal Superior do Trabalho (TST) aprovou um reajuste de 2,6% para os funcionários da estatal e determinou o fim da paralisação nacional. A categoria estava em greve desde o dia 17 de agosto.

A decisão foi tomada durante assembleia, na noite desta terça-feira (22), pelo Sindicato dos Trabalhadores de Correios de Minas Gerais (Sintect/MG). O sindicato anunciou a decisão por meio de nota publicada no próprio site.

Os trabalhadores de Formiga não aderiram à paralisação.

O movimento foi uma reivindicação da categoria contra a retirada de direitos históricos dos celetistas, que segundo o sindicato, iria reduzir em até 60% o poder de compra dos trabalhadores.

Cláusulas do acordo coletivo

De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa dos Correios e Similares (Fentect), a paralisação foi deflagrada depois que os trabalhadores foram surpreendidos com a revogação do atual Acordo Coletivo que estaria em vigência até 2021.

Em agosto, a turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão do então presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, e suspendeu 70 das 79 cláusulas do acordo coletivo de trabalho dos trabalhadores dos Correios.

O pedido da suspensão foi feito pelos Correios. A empresa argumentou que não teria como manter as altas despesas, e que precisaria “discutir benefícios que foram concedidos em outros momentos e que não condizem com a realidade atual de mercado”.

Fonte: G1

COMPATILHAR: