Diversas apresentações ocorreram durante o GYM Festival no Unifor-MG. Porém, neste ano, em sua XIV edição, o evento ganhou um elemento a mais, enriquecendo sua programação. Trata-se da Mesa Redonda “Aplicação da dança e da ginástica no Mercado de trabalho”.

O debate ocorreu no Salão de Eventos “Prof. Walmor de Borba”, na semana passada dia que antecedeu às apresentações das coreografias.

A abertura oficial foi realizada pelo reitor do Unifor-MG, Marco Antonio de Sousa Leão. Ele ressaltou a tradição do evento e a dedicação de todos para o sucesso das atividades. “O GYM Festival, a cada dia, fica mais concretizado e esperado pelos alunos e pelo público. Isso significa que os estudantes, professores e coordenadores dos cursos de Educação Física estão fazendo um trabalho correto e sério”, afirmou.

Outro aspecto citado pelo reitor é o diferencial oferecido pela instituição aos acadêmicos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado). “Os alunos contam com estrutura muito bem elaborada e ampla para que exerçam suas atividades e, assim, com certeza, o aprendizado é melhor”, destacou.

Experiências 

Nesse cenário, ao agregar a mesa redonda à programação, amplia-se os benefícios aos estudantes, ao viabilizar, por exemplo, o debate de experiências. É esse aspecto contemplado no discurso da supervisora do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Unifor-MG, professora Pollyana Xavier Leitão.

A palestrante comentou sua atuação como professora na rede pública de ensino. Além de falar da ginástica em geral no ambiente escolar, argumentou que para se obter bons resultados é importante o profissional ser criativo e gostar do trabalho que desenvolve.

Temática

O organizador do GYM Festival, professor José Carlos Leal, contou que na mesa redonda foram abordados os seguintes temas: forma de trabalhar, metodologias de ensino e benefícios da ginástica e da dança.

“O objetivo da atividade é mostrar aos alunos que há muito mais por trás da apresentação de ginástica e de dança. Ela favorece o desenvolvimento do aluno no aspecto físico, mental e na parte social e cognitiva”, esclareceu.

Também participaram dos debates os organizadores do GYM Festival: professora Paulo Márcio Montserrat e professoraLuciane Gianasi. Ela destacou os benefícios da iniciativa e, dentre os pontos elencados, falou que a mesa redonda tem característica científica e que a intenção é continuar a promovê-la nos próximos anos.

Apresentação

No segundo dia do evento, as atividades ocorreram na Praça de Alimentação do prédio 1 do Unifor-MG e tiveram como tema as “Olímpiadas 2016”. A comunidade acadêmica acompanhou o resultado de meses de planejamento, organização e ensaio.

Nos espetáculos, foram explorados diversos ritmos e gêneros musicais. Por meio da Ginástica Geral, Dança, e Ginástica Rítmica, os estudantes exibiram para o público alguns esportes disputados nas Olimpíadas, como basquete, futebol, artes marciais, levantamento de peso e salto.

O coordenador adjunto do Curso de Educação Física, Cléber Eliazar informou que foram realizadas 28 apresentações, envolvendo 160 alunos. Ele disse que o Festival tem como objetivo integrar os alunos em vivências e conteúdos relacionados às disciplinas de Ginástica Rítmica, Dança e Organização de Eventos, por meio de processos pedagógicos, e construção de conhecimento no contexto da teoria e prática de intervenções da Educação Física.

 

Fonte: Unifor-MG ||

Comentários
COMPATILHAR: