Uma alimentação variada e balanceada fornecerá ao seu organismo todos os nutrientes que ele precisa para manter-se saudável. Portanto, uma boa nutrição está diretamente relacionada aos alimentos que você escolhe para preparar suas refeições. Se você não tem bons hábitos alimentares, provavelmente irá apresentar problemas de má digestão.
Comer em excesso, não mastigar bens os alimentos e ainda causas externas, como estresse, estão diretamente relacionados com a indigestão. Além disso, quem fuma também pode ser vítima desse mal. A nicotina é irritante gástrico e pode provocar dores no estômago.
Entre os problemas mais comuns, estão azia, regurgitação (volta do alimento do estômago para a boca), salivação excessiva, aftas ou estomatites. Reações a medicamentos também podem provocar problemas estomacais.
Para se ver livre desse tipo de doença, é preciso evitar comer porções muito volumosas e estabelecer horários para as refeições. O ?beliscar? durante o dia todo pode provocar problemas mais sérios.
Outra dica importante ? vale também para quem pretende perder os quilos a mais -, é evitar o consumo de frituras e demais alimentos gordurosos. Recomenda-se ainda diminuir o consumo de doces e massas, café, chá mate ou preto, condimentos, pimenta do reino, molhos industrializados, bebidas alcoólicas, refrigerantes, bebidas gasosas e chocolate.
Ingerir líquidos junto com as refeições também pode ser uma das causas da má digestão. Vale lembrar que deitar e praticar exercícios físicos logo após comer e usar de roupas muito apertadas podem complicar ainda mais os problemas de estômago.

COMPATILHAR: