A tempestade tropical Hanna avança para o México neste domingo (26), após levar fortes chuvas e ventos à costa sul do Texas, onde tocou o solo no sábado (25) como o primeiro furacão da temporada no Atlântico, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Durante a madrugada, Hanna estava 85 quilômetros a oeste da cidade de McAllen, no Texas, e 175 quilômetros a leste de Monterrey, no México, detalhou o boletim do NHC.

O fenômeno meteorológico deixou fortes chuvas e inundações no sul do Texas, onde houve apagões, e também no noroeste do México.

Hanna, que tocou o solo no Texas como furacão de categoria 1 (de um total de 5) na escala Saffir-Simpson, perdeu força e foi rebaixada a tempestade tropical, com ventos máximos sustentados de 85 km/h.

A agência emitiu um aviso de tempestade tropical de Barra el Mezquital, no México, até Baffin Bay, no Texas.

Hanna pode levar fortes chuvas e inundações aos estados mexicanos de Coahuila, Nuevo León e Tamaulipas.

Neste ano, as tempestades tropicais Arthur e Bertha se formaram antes do início oficial da temporada de furacões, que começou no dia 1º de junho e irá até 30 de novembro, seguidas por Cristóbal, Dolly, Edouard, Fay, Gonzalo e Hanna, esta última o primeiro furacão do Atlântico.

A temporada atual deverá ter entre 13 e 19 tempestades nomeadas (com ventos de 65 km/h), das quais entre seis e dez poderão se tornar furacões (com ventos de 119 km/h).

Desses furacões, entre três e seis poderão ser grandes, ou seja, com ventos máximos sustentados de 178 km/h ou mais, de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês).

Matéria do R7

COMPATILHAR: