Um homem de 72 anos ficou ferido na tarde dessa sexta-feira (26) após um acidente automobilístico ocorrido no bairro Engenho de Serra, em Formiga, região Centro-Oeste de Minas Gerais. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros Militar por volta das 17h.
A Guarnição do Corpo de Bombeiros Militar foi acionada pelo COBOM do 10º Batalhão de Bombeiros Militar para atendimento inicial de uma ocorrência informada, inicialmente, como capotamento de automóvel, com relato de vítima fora do veículo e com um membro superior preso sob a roda. A equipe deslocou-se até o local em código 3, com sinais sonoros e luminosos acionados.
Ao chegar ao endereço informado, os militares constataram que não se tratava de capotamento, mas sim de um choque do automóvel contra um barranco. O acidente ocorreu em um loteamento que se encontra em fase de construção. De acordo com a avaliação da cena, o condutor possivelmente perdeu o controle direcional ao acessar uma via que não apresentava condições adequadas de tráfego.
A vítima, um homem de 72 anos, foi encontrada em decúbito ventral, com o rosto apoiado no solo terroso, ao lado do veículo. O membro superior direito estava preso sob a roda dianteira direita do automóvel. Ele se encontrava consciente, porém confuso, com abertura ocular e resposta verbal preservadas, mas não se recordava da dinâmica do sinistro. No membro superior direito, foi identificada uma lesão cutânea do tipo abrasão, compatível com esmagamento decorrente do mecanismo do trauma.
Diante da situação, a guarnição realizou a liberação do membro superior direito, adotando todas as medidas de segurança necessárias. Em seguida, foram executados os procedimentos de atendimento pré-hospitalar, com a imobilização da vítima conforme protocolo. Também foi realizada a desobstrução e limpeza das vias aéreas, devido à presença de grande quantidade de terra aderida à face do idoso.
Após a estabilização inicial, a vítima foi submetida à oxigenoterapia, permaneceu sob monitoramento constante e foi conduzida pela Unidade de Resgate até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Formiga, onde ficou sob os cuidados da equipe médica de plantão.
Uma testemunha que estava no local informou que não presenciou a dinâmica do acidente. Segundo o relato, ao visualizar o veículo, aproximou-se e encontrou a vítima acionando o Corpo de Bombeiros por meio do telefone de emergência 193.
O atendimento rápido do Corpo de Bombeiros foi fundamental para a liberação, estabilização e encaminhamento da vítima à unidade de saúde. As circunstâncias do acidente indicam possíveis dificuldades relacionadas às condições da via, que se encontrava em fase de construção, reforçando a necessidade de atenção redobrada em áreas sem infraestrutura adequada de tráfego.

Com informações do CBMMG








