Um homem de 35 anos foi multado em mais de R$ 18 mil, pela Polícia Militar de Meio Ambiente de Piumhi por manter aves nativas em cativeiro na residência dele localizada no bairro Nova Piumhi.

De acordo com a Polícia, durante patrulhamento, os policiais visualizaram uma gaiola com uma ave pertencente à fauna silvestre brasileira na parte externa de uma residência. De imediato os militares solicitaram apoio e realizaram a abordagem no local. 

O proprietário da ave não estava em casa, sendo a polícia recebida pela esposa dele. Na residência, os policiais encontraram em cativeiro 18 aves nativas da espécie “coleirinho”, sem anilhas de identificação e sem autorização do órgão ambiental competente.

Em continuação às buscas, foram encontradas ainda uma arma de fogo, tipo polveira artesanal, sem calibre defino, dentro de uma sacola em cima de um guarda-roupa, e na parte externa da residência um alçapão utilizado para capturar aves nativas. 

Como o responsável não estava no local, ele foi autuado administrativamente em de R$ 18.414,53. A arma de fogo, as aves nativas, gaiolas e alçapão foram apreendidos. 

As aves após serem periciadas pelo médico veterinário foram soltas em seu habitat natural. As gaiolas e alçapão após contato com o Delegado de Plantão foram destruídos. A arma de fogo foi entregue na delegacia.  
 

Fonte: Tapiraímg TV

COMPATILHAR: