Um homem de 35 anos foi preso nessa quinta-feira (28), suspeito de manter um filhote de macaco-prego em um cativeiro irregular, em uma casa no centro de Barbacena, na região da Zona da Mata mineira. Segundo o suspeito, ele teria comprado o animal pelo valor de R$ 12 mil. O filhote foi entregue para ele em um carrinho de bebê, na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte.

De acordo com a Polícia Militar, o homem contou que encontrou com um intermediário, responsável pela venda, no Mercado Central, na capital mineira. Ele teria sido orientado por este homem a pegar o animal na Praça Sete, a cerca de 800 metros do local onde ocorreu o encontro.

Ainda segundo a polícia, durante a abordagem, o suspeito chegou a apresentar uma nota fiscal, que teria sido emitida pelo Sistema Nacional de Gestão de Fauna Silvestre. Ele também mostrou um disco plástico com QR Code, que direciona para um site particular de cadastro de animais. No entanto, conforme a polícia, os materiais apresentavam sinais de falsificação.

Os policiais argumentaram que a data de nascimento do animal não foi encontrada na base de dados do vendedor, além de que a autorização de manejo estava vencida. Diante disso, foi dada voz de prisão ao homem de 35 anos. O filhote de macaco foi apreendido e encaminhado ao órgão responsável.

 

Fonte: O Tempo

 

COMPARTILHAR: