O homem que destruiu o relógio de Balthazar Martinot, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), durante as invasões e depredações aos prédios dos Três Poderes em 8 de janeiro, foi preso na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, pela Polícia Federal na noite desta segunda-feira (23). O bolsonarista, de 30 anos, é natural de Goiás. Ele já foi preso outras duas vezes.

Segundo a PF, “a prisão preventiva foi solicitada pela Polícia Federal e autorizada pelo Supremo Tribunal Federal no âmbito da Operação Lesa Pátria. O preso será interrogado na delegacia de Polícia Federal do município mineiro e passará por audiência de custódia virtual. Posteriormente, será encaminhado ao sistema prisional daquela cidade”.

O Ministério da Justiça chegou a confirmar a identidade do criminoso e informou que ele era considerado foragido até o início desta segunda-feira. Mais cedo, durante coletiva de imprensa, o ministro Flavio Dino informou que “os eventos do dia 8 têm vários mandados de prisão em aberto, que a qualquer momento serão cumpridos, entre os quais o do senhor que quebrou o relógio”.

O relógio de pêndulo do século XVII foi um presente da Corte Francesa para Dom João VI. Martinot era o relojoeiro de Luís XIV. Existem apenas dois relógios deste autor. O outro está exposto no Palácio de Versailles, mas possui a metade do tamanho da peça que foi completamente destruída pelos invasores do Planalto. O valor desta peça é considerado fora de padrão.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: