Dizem que a mulher é o sexo frágil. Mas são os homens que costumam tremer quando sentem uma dorzinha no peito ou parecem que vão morrer quando estão com um simples resfriado. Além disso, são eles os que mais temem as salas de espera de consultórios médicos.
Alguns precisam até mesmo de escolta das esposas para não desistirem no meio do caminho e deixar de lado os exames periódicos que precisam ser realizados para garantir uma boa qualidade de vida em todas as fases da vida.
Não foi à toa que o Ministério da Saúde lançou uma campanha, em agosto de 2009, para estimular os homens a irem ao médico, pelo menos, uma vez por ano. De acordo com o órgão, o preconceito ainda é o principal motivo para a maioria não fazer exames preventivos, como o de próstata, indicado para aqueles que passaram dos 40 anos.
Já é fato comprovado estatisticamente que os homens relutam mais em ir ao médico. Além disso, eles se cuidam menos do que as mulheres. Em 2007, por exemplo, foram feitas no Brasil 17 milhões de consultas ao ginecologista, contra 2,5 milhões de consultas ao urologista, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia.

COMPATILHAR: