O estado de Minas Gerais apresentou uma redução de 20,1% nas taxas de homicídio entre os anos 2004 e 2010, segundo dados publicados no Mapa da Violência 2012, divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Sangari. A queda representa uma porcentagem mais de seis vezes maior que a nacional, que teve uma redução de 3,1% no mesmo período.
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a redução dos índices é ainda maior. De acordo com o relatório, a violência na capital e cidades do entorno teve uma queda de 39% no período de 2004 a 2010. O Mapa da Violência 2012 é fruto de um trabalho do sociólogo Júlio Jacobo Waiselfisz, diretor de Pesquisa do Instituto Sangari, e oferece um balanço da violência homicida no Brasil relativo às últimas três décadas. A fonte de dados utilizada para se chegar aos números é o DataSus, do Ministério da Saúde.
Para o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, os números refletem o bom trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo de Minas no que diz respeito ao combate à criminalidade. ?Minas Gerais é hoje o Estado que mais investe em segurança pública. É gratificante poder verificar que nossos esforços têm se refletido em quedas significativas dos índices de violência, superando até mesmo os números do país?, destaca.

COMPATILHAR: