Na semana passada, a equipe do projeto Horta Urbana retomou suas atividades sob a supervisão do professor Lucas Silveira, do curso de Engenharia Agronômica da Unifor-MG, agora com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Esportes. A equipe visitou diversas unidades de ensino para entender a realidade de cada uma e coletar material para realizar a análise do solo, a fim de verificar a necessidade de correção. A partir dos resultados, será iniciado o plantio das mudas.
As visitas incluíram os Centros de Educação Infantil: Antônio Fernandes Lima Sobrinho (Geraldo Veloso), Aparecida Luzia da Silva Pereira (Novo Horizonte), Conceição Maria de Almeida (Engenho de Serra) e Maria Augusta Leão (Souza e Silva), o CEMEI Professor José Juvêncio Fernandes (São Luiz), e as Escolas Municipais Angelita Gomes Pereira (Cidade Nova), Benedita Gomide Leite (Vargem Grande), Célia de Melo Eufrásio (Lajinha), José Honorato de Castro (Vila José Branco) e Papa Pio XII (Rosário).
De acordo com o professor Lucas, “a implementação das hortas nas escolas é uma oportunidade de trabalhar com os alunos questões relacionadas à educação alimentar e nutricional, consciência ambiental, responsabilidade, cooperação e trabalho em equipe. Além disso, os estagiários envolvidos no projeto adquirem conhecimentos técnicos sobre as culturas cultivadas, aplicando os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula“.
Maria Lucia de Oliveira Andrade, Secretária de Educação e Esportes, afirma que as hortas nas escolas, além de ampliarem os conhecimentos dos alunos, podem ser uma excelente oportunidade para envolver as famílias e a comunidade. “A parceria entre a escola, a família e a comunidade são essencial para alcançarmos melhores resultados na educação“, destacou a Secretária.
O Projeto Horta Urbana é desenvolvido pelo Banco Municipal de Alimentos de Formiga (BMA) desde 2018, em parceria com a Unifor-MG e a Carmeuse Brasil. A iniciativa busca promover a produção agroecológica de alimentos, com o uso racional da água, em terrenos até então ociosos. O projeto conta com o apoio da Emater-MG e Germinar Mudas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação
Fonte: Diretoria de Políticas Rurais