A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) distribuiu nessa sexta-feira (28), uma nova remessa de medicamentos utilizados no processo de intubação de pacientes com a Covid-19 para hospitais do Centro-Oeste de Minas.

De acordo com a SES-MG, 1.350 ampolas de midazolam foram entregues para hospitais de Formiga, Divinópolis, Itaúna, Nova Serrana e Santo Antônio do Monte. O medicamento é essencial para a sedação dos pacientes em tratamento do coronavírus.

O medicamento foi adquirido pelo Governo de Minas e o midazolam será suficiente para uma cobertura de dois dias, conforme a SES-MG.

Veja a quantidade de ampolas entregues para os hospitais no Centro-Oeste de MG:

Midazolam

CidadeHospitalQuantidade recebida
DivinópolisUPA Padre Roberto e Hospital de Campanha140
FormigaHospital de Campanha Covid-1920
FormigaSanta Casa de Caridade60
ItaúnaFundação Hospitalar São Vicente de Paula220
ItaúnaCasa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira640
Nova SerranaFundação Hospitalar São Vicente de Paula220
São Sebastião do OesteSanta Casa de Misericórdia50
Fonte: SES-MG

Abastecimento de medicamentos

Em ação preventiva, para lidar com um possível aumento de consumo de sedativos, o diretor de Medicamentos Básicos da SES-MG, Jans Bastos Izidoro, explicou que o Estado está adquirindo grande quantidade de sedativos para que não ocorra desabastecimento e haja estoque de retaguarda.

“O estado já comprou quase 800 mil ampolas de fentanil, sedativos que já estão sendo disponibilizados periodicamente aos hospitais. A expectativa é que, a partir da próxima semana, a gente receba mais 200 mil itens”, acrescentou.

Parte dos fármacos foi adquirida no mercado internacional.

Monitoramento

A SES-MG, juntamente com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), faz levantamento periódico dos quantitativos dos prestadores e fornecedores de medicamentos e insumos das unidades hospitalares. Também é monitorado o abastecimento de fármacos nas redes públicas e privadas de assistência médico-hospitalar, que devem informar regularmente à SES-MG sobre estoques disponíveis de medicamentos e insumos.

O monitoramento é feito a partir da autodeclaração e preenchimento de formulário. Assim que cada remessa chega ao estado, o resultado do monitoramento semanal é analisado para distribuição aos hospitais em situação mais crítica e conforme disponibilidade do estoque. A sugestão de distribuição é validada junto a uma comissão da SES-MG e do Cosems-MG.

Fonte: G1

COMPATILHAR: