O único hospital de Lagoa da Prata, o São Carlos, enfrenta problemas com baixo estoque de alguns medicamentos usados para intubação e que são fundamentais para o tratamento da Covid-19. A Prefeitura e o Ministério da Saúde emitiram nota sobre o assunto.

O hospital atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), particular e suplementar, e divulgou um ofício sobre a escassez dos medicamentos. No documento, o hospital cita dois remédios especificamente usados como bloqueadores neuromusculares; a Prefeitura não informou os nomes. São medicamentos usados em pacientes intubados para sedação e para pacientes intubados de barriga para baixo.

A unidade informou que o estoque de doses desses medicamentos é suficiente para apenas três dias. Ainda segundo o ofício, o hospital de Lagoa da Prata já fez a compra e o pagamento destes remédios. Contudo, de acordo com a unidade, o fornecedor informou que o Ministério da Saúde bloqueou os lotes destes medicamentos.

“São medicações que mantêm os pacientes sedados. Já foram feitos vários pedidos e os fornecedores não têm estoques. Todos os hospitais estão com estoque baixo e a situação é generalizada. Estamos tentando algumas tentativas farmacológicas, mas essas medicações são fundamentais para manter o paciente sedado e intubado”, disse a médica responsável pelo hospital, Isabela Antunes.

Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde disse que o Governo Federal tem atuado para garantir a assistência a todos em relação aos medicamentos do chamado “kit intubação”, cuja aquisição é de responsabilidade de estados, distrito federal e municípios. O Ministério da Saúde ressaltou que monitora toda a rede Sistema Único de Saúde (SUS), semanalmente, desde setembro de 2020.

“Neste fim de semana foram realizadas reuniões de avaliação dos números de cada estado e algumas estratégias foram definidas para evitar o desabastecimento, como pregões eletrônicos nacionais. O Governo Federal vai fazer reuniões com representantes das indústrias de medicamentos, para alertar e pedir auxílio”.

Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa da Prata tomou conhecimento da situação e entrou em contato solicitando auxílio ao Ministério Público.

O Executivo destacou que, como informado em nota, o bloqueio dos medicamentos foi uma decisão do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, que exige que a distribuição dos medicamentos seja realizada pelo próprio órgão.

Boletim

De acordo com o último boletim divulgado pela Prefeitura, a cidade tem 45 mortes por Covid-19 e 2.820 casos confirmados da doença.

Fonte: G1

COMPATILHAR: