O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abrirá inscrições no dia 9 de junho para a contratação temporária de 3.500 agentes de pesquisas e mapeamento em todo o Brasil. Podem concorrer os maiores de 18 anos de idade, que tenham concluído o ensino médio.
Os selecionados no concurso terão salário de R$ 700, com direito a auxílios transporte e alimentação, além de férias e décimo terceiro salário. A jornada semanal será de 40 horas. As contratações terão prazo máximo de um ano, com possibilidade de serem prorrogadas por igual período.
O edital foi publicado na última terça-feira (26), no Diário Oficial da União. As inscrições custarão R$ 16,20 e serão aceitas até o dia 23 de junho. Os interessados poderão se inscrever pela internet, no site da Consulplan (www.consulplan.net), ou em agências credenciadas dos Correios nos municípios com vagas abertas.
A prova será aplicada no dia 2 de agosto e terá 60 questões de múltipla escolha, divididas pelo temas língua portuguesa (15 questões), geografia (15), raciocínio lógico (10), conhecimentos gerais (10) e noções de informática (10). Serão eliminados os candidatos que não acertarem, pelo menos, uma questão de cada tema ou menos de 30% do total das questões.

COMPATILHAR: