O município de Japaraíba foi o único da região Centro-Oeste que bateu a meta prevista para 2019 no ensino fundamental, inicial e final, e no ensino médio da educação pública. Os dados são do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) 2019, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na terça-feira (15).
Araújos e Lagoa da Prata também tiveram bom desempenho e superaram a meta no ensino fundamental inicial e no ensino médio.
O índice avalia o desenvolvimento da educação básica brasileira nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental e do ensino médio. As notas vão de 0 a 10 e levam em conta quantos alunos passam de ano e qual o desempenho deles em português e em matemática.
Ensino fundamental
Inicial (1º ao 5º ano)
Japaraíba e Capitólio foram as cidades da região com a melhor pontuação na fase inicial do ensino fundamental com 7.7 pontos cada. A primeira, no entanto, teve a maior pontuação em relação à meta estipulada para o município, que era de 6.9. Para Capitólio, a meta era de 7.1.
Pains e Araújos aparecem em seguida com a melhor pontuação, com 7.5. Pains tinha a meta de 6.1, superou em mais de um ponto e teve o melhor desempenho da região na fase inicial do ensino fundamental. Para Araújos a meta era de 6.9. Confira tabela abaixo.
Cidades que bateram a meta
Cidade | Pontuação | Meta |
Japaraíba | 7.7 | 6.9 |
Capitólio | 7.7 | 7.1 |
Araújos | 7.5 | 6.9 |
Pains | 7.5 | 6.1 |
Itaúna | 7.3 | 6.8 |
Formiga | 7.2 | 7 |
Lagoa da Prata | 7.1 | 6.6 |
São Gonçalo do Pará | 7.1 | 6.5 |
Bambuí | 7 | 6.6 |
Passa Tempo | 7 | 6.6 |
Pimenta | 7 | 6.6 |
Abaeté | 6.9 | 6.6 |
Carmópolis de Minas | 6.9 | 6.7 |
Moema | 6.9 | 6.9 |
Santo Antônio do Monte | 6.9 | 6.6 |
Cládio | 6.9 | 6.7 |
Pará de Minas | 6.9 | 6.7 |
Pedra do Indaiá | 6.9 | 6.5 |
Divinópolis | 6.8 | 6.7 |
Carmo da Mata | 6.8 | 6.7 |
Final (6º ao 9º ano)
Japaraíba também teve a melhor pontuação na fase final do ensino fundamental com 6.2 pontos. A meta do município era de 6.1. Em toda região, sete cidades conseguiram bater a meta estipulada na modalidade. Entre elas, Pedra do Indaiá e Bom Despacho. Veja números na tabela abaixo.
Cidades que bateram a meta
Cidade | Pontuação | Meta |
Japaraíba | 6.2 | 6.1 |
Pedra do Indaiá | 6 | 5.7 |
Moema | 5.6 | 5.6 |
Oliveira | 5.6 | 5.4 |
Nova Serrana | 5.2 | 5.2 |
Candeias | 5.2 | 5.2 |
Bom Despacho | 4.9 | 4.8 |
Ensino médio
Pedrá do Indaiá foi a cidade com maior pontuação no Ensino Médio, seguida de Japaraíba com cinco pontos. Cláudio e Nova Serrana aparecem em seguida com 4.7 pontos nesta modalidade. Confira a pontuação das cidades que bateram a meta.
Melhores pontuações ensino médio
Cidade | Pontuação | Meta |
Pedra do Indaiá | 5.4 | 5.3 |
Japaraíba | 5 | 4.6 |
Leandro Ferreira | 4.9 | 4.4 |
São Sebastião do Oeste | 4.9 | 4.3 |
Formiga | 4.9 | 4.8 |
Igaratinga | 4.8 | 4.7 |
Cláudio | 4.7 | 4.6 |
Nova Serrana | 4.7 | 4.3 |
Araujós | 4.6 | 4.3 |
Candeias | 4.6 | 4.5 |
Lagoa da Prata | 4.6 | 4.2 |
Carmópolis de Minas | 4.4 | 3.6 |
Carmo da Mata | 4.5 | 3.8 |
Bom Despacho | 4.4 | 4.4 |
Dores do Indaiá | 4.4 | 3.5 |
Conceição do Pará | 4.4 | 4 |
Bambuí | 4.3 | 4.1 |
Itaúna | 4.2 | 4.1 |
Abaixo da meta
Confira abaixo as notas das cidades que não bateram a meta estipulada pelo Ministério da Educação (MEC) no ensino fundamental, inicial e final, e no ensino médio.
Ensino fundamental inicial (1º ao 5º ano)
Cidades que não bateram a meta
Pontuação | Pontuação | Meta |
Córrego Danta | 6.9 | 7.1 |
Medeiros | 6.8 | 7.1 |
São Roque de Minas | 6.8 | 6.9 |
Arcos | 6.6 | 6.9 |
Carmo do Cajuru | 6.5 | 6.9 |
Piumhi | 6.5 | 6.8 |
Iguatama | 5.8 | 6.9 |
Conceição do Pará | 5.7 | 6.2 |
Ensino fundamental final (6º ao 9º ano)
Cidades que não atingiram a meta
Cidade | Pontuação | Meta |
Medeiros | 5.6 | 6.4 |
Moema | 5.6 | 5.61 |
Arcos | 5.5 | 6.1 |
Estrela do Indaiá | 5.4 | 5.5 |
Divinópolis | 5.4 | 5.6 |
Pains | 5.4 | 6.1 |
Itaúna | 5.3 | 5.9 |
Capitólio | 5.6 | 6.1 |
Córrego Fundo | 5.2 | 5.4 |
Igaratinga | 5.2 | 5.3 |
Pimenta | 5.2 | 6.2 |
Santo Antônio do Monte | 5.2 | 5.5 |
Ensino médio
Cidades que não atingiram a meta
Cidade | Pontuação | Meta |
São Francisco de Paula | 4.9 | 5 |
Estrela do Indaiá | 4.5 | 4.8 |
São Roque de Minas | 4.5 | 4.6 |
Carmópolis de Minas | 4.4 | 3.6 |
Córrego Fundo | 4.4 | 5 |
Martinho Campos | 4.3 | 4.4 |
Itapecerica | 4.2 | 4.3 |
Divinópolis | 4.1 | 4.8 |
Pitangui | 4 | 4.1 |
Abaeté | 3.9 | 4.5 |
Carmo do Cajuru | 3.9 | 4 |
Iguatama | 3.8 | 4.3 |
Piumhi | 3.7 | 4.1 |
O que é Ideb?
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de qualidade do ensino fundamental e do ensino médio. Foi criado em 2005 pelo MEC, que o divulga, desde então, a cada dois anos.
O Ideb é um índice de 0 a 10, calculado com base em dois fatores; índices de aprovação/reprovação dos alunos e de abandono dos estudos, medidos no Censo Escolar; notas em provas de português e de matemática no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
Para ter um bom Ideb, é preciso ter baixas taxas de reprovação e de abandono de estudos, além de resultados satisfatórios no Saeb. Essa avaliação é aplicada a cada dois anos, em algumas etapas escolares: 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental, e 3º ano do ensino médio.
Ideb em Minas Gerais
Em Minas Gerais, os dados do Ideb mostram aumento nas notas para ensino fundamental e ensino médio. No entanto, o Estado não alcançou as metas estabelecidas para 2019. Somente nos anos iniciais do ensino fundamental as notas foram maiores do que o esperado.