O período de inscrição do Vestibular e Exame de Seleção 2012/1 do IFMG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais) teve início nesta terça-feira (1) e vai até o dia 2 de dezembro.
O instituto oferece 2.916 vagas distribuídas em 37 cursos técnicos, 25 cursos de nível superior e três cursos técnicos de nível médio na modalidade Proeja, para os campus de Formiga, Bambuí, Betim, Congonhas, Governador Valadares, Ouro Branco, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Sabará e São João Evangelista.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet no portal www.ifmg.edu.br/portal/vestibular. De acordo com assessoria de comunicação do IFMG/Formiga, o campus disponibilizará espaços para a realização da inscrição virtual. A taxa é de R$ 50 para os candidatos de nível técnico e de R$ 70 para os de nível superior. O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) Cobrança, em qualquer agência bancária ou correspondente bancário. O pagamento da taxa será feito em dinheiro ou débito em conta corrente até o dia 2 de dezembro (consulte os editais). O comprovante definitivo de inscrição poderá ser consultado no período de 9 a 12 de dezembro. A inscrição para o curso técnico oferecido na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) é gratuita.
Provas
As provas serão realizadas nos dias 17 e 18 dezembro. No dia 17, direcionadas aos candidatos aos cursos técnicos e realizadas das 14h às 18h. No dia 18, ocorrem as provas para os candidatos aos cursos superiores, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As provas serão aplicadas nos campus descritos acima com o acréscimo das cidades: Cachoeira do Campo, Capelinha, João Monlevade, Mariana e Oliveira.
Enem
O IFMG aceitará a nota obtida pelo candidato na prova de conhecimentos gerais do Enem 2010 e também 2011 para substituir a nota da prova de conhecimentos gerais do Vestibular e Exame de Seleção 2012/1 para acesso aos cursos superiores. Ao efetuar a inscrição, o candidato deverá indicar a opção por utilizar sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ? 2010 e/ou 2011) e o respectivo número de inscrição.
Sisu
O candidato à vaga em curso superior do IFMG terá duas oportunidades: via Sisu e também pelo vestibular. No Vestibular e Exame de Seleção 2012/1 serão ofertadas 50% (cinqüenta por cento) das vagas dos cursos superiores e no Sisu (que é gerenciado pelo MEC) serão ofertadas as demais das vagas. O Sisu utilizará as notas do Enem 2011.
Os cursos
Em Formiga os cursos são licenciatura em matemática, tecnologia em gestão financeira, bacharelado em ciência da computação, bacharelado em administração, bacharelado em engenharia elétrica, técnico em administração, técnico em eletrotécnica e técnico em informática. Já em Governador Valadares o candidato poderá optar pelos cursos: técnico em meio ambiente, técnico em segurança do trabalho, bacharelado em engenharia de produção e tecnologia em gestão ambiental.
Obras indicadas
Para o ensino superior e ensino técnico subsequente, o livro indicado é Reunião de Família, de Lya Luft. Os candidatos que forem concorrer aos cursos do ensino técnico integrado e concomitante devem ler a obra Laços de Família, de Clarice Lispector.

COMPATILHAR: