O Polo de Inovação IFMG- Formiga abriu processo seletivo para contratação de professor visitante para atuar na área de Inovação em Sistemas Inteligentes. O candidato deve possuir formação em uma das seguintes áreas: Ciência da Computação ou Sistemas de Informação ou Engenharia Elétrica ou Engenharia de Computação. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 3 de abril. O valor da taxa é de R$50. Confira o sobre edital.

Além da habilitação exigida, o candidato deve ficar atento aos seguintes requisitos: possuir doutorado no mínimo há dois anos ou no caso de não possuir o título de Doutor, possua comprovada competência em ensino, pesquisa e extensão tecnológicos ou reconhecimento da qualificação profissional pelo mercado de trabalho atestados pela Comissão de Seleção deste edital; ser docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área; ter produção científica relevante, preferencialmente nos últimos cinco anos.

O candidato trabalhará no campus Formiga, onde está localizada a sede do Polo IFMG. Além de ministrar disciplinas relacionadas às áreas de Algoritmos e Programação e Inovação nos cursos ofertados pelo IFMG, o professor visitante também desenvolverá as seguintes atividades: prospecção, especificação de propostas técnicas e execução de projetos de PD&I no âmbito do Polo de Inovação IFMG; participação em ações para o cumprimento das metas pactuadas com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) no que concerne às metas para a formação de recursos humanos para atuação no desenvolvimento de projetos de PD&I; desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão em quaisquer níveis de ensino ofertados pela Instituição, nas modalidades presencial e a distância.

A remuneração pode chegar a R$6.244,68 dependendo da titulação do candidato. A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais.

Fases de seleção

O processo seletivo será composto pelas seguintes etapas: entrega de documentação para avaliação (eliminatória); avaliação do Curriculum Lattes e avaliação do Conteúdo do Projeto (classificatória); apresentação Oral do Projeto (eliminatória e classificatória).

Tema do projeto

Os candidatos classificados na etapa de avaliação do Curriculum Lattes deverão elaborar um projeto que se enquadre no tema “Inovação em Sistemas Inteligentes”, envolvendo a aplicação de uma ou mais das seguintes tecnologias: Engenharia de Software; Banco de Dados; Algoritmos e Inteligência Artificial aplicada a Sistemas Automotivos; Análise Preditiva, Internet das Coisas (IoT); Big Data; Computação em Nuvem; Processamento de Sinais (Imagem/Vídeo/Áudio); Visão Computacional; Sensores Inteligentes; Redes de Comunicação; Conectividade; Realidade Aumentada; Veículos Autônomos; Sistemas de Infotainment para Veículos; Segurança e Criptografia; Robótica; Manufatura Aditiva; Inteligência Computacional; Veículos Elétricos; Aplicação de Protocolos de Comunicação Veiculares; Cidades Inteligentes; Rastreabilidade; RFID; SmartGrids; Eficiência Energética; Eletrônica Embarcada; Computação Móvel Aplicada ao Contexto de Sistemas Automotivos (Web e Mobile); Agricultura de Precisão aplicada em Veículos; Mineração de Dados; Modelagem Matemática e Computacional; Sistemas de Tempo Real; Sistemas Críticos; Diagnóstico Ativo; Powertrain; Logística; Telemetria; Fusão de Dados; Tecnologias Assistivas; e outras tecnologias cujo domínio de aplicação seja Sistemas Veiculares.

 

COMPATILHAR: