O IFMG campus Formiga concluiu a instalação da usina fotovoltaica no campus. Nomeada de UFV IFMG Formiga, a usina proporcionará uma economia de cerca de R$70 mil por ano em energia elétrica.

A usina instalada no telhado do bloco A do campus é composta por 110 módulos fotovoltaicos (placas), que funcionam com um inversor e um transformador de 25 kVA 380/220V.

 

Conforme explica o técnico em eletrotécnica, Alysson Fernandes, esses módulos são responsáveis por captarem os raios solares e os transformarem em eletricidade. “A luz solar é pura energia, composta de pequenos elementos denominados fótons. Quando os fótons atingem a célula fotovoltaica, parte deles é absorvida. Esses fótons despertam os elétrons do material semicondutor, gerando assim eletricidade. Quanto maior a intensidade da luz solar, maior o fluxo da eletricidade”.

Estima-se que a potência do sistema será de 28,600 kWp, a produção anual de energia de aproximadamente 46.675 kWh e que a redução de emissão de CO2 seja de aproximadamente 32,7 toneladas por ano.

Os módulos são responsáveis por captarem os raios solares e os transformarem em eletricidade (Foto: Divulgação/ IFMG)

Alysson explicou que a UFV IFMG Formiga será interligada ao sistema da Cemig e o medidor do campus lerá a tensão: “quando estivermos consumindo mais do que gerando – por exemplo, no período noturno – estaremos consumindo energia da Cemig; quando estivermos produzindo energia mais do que consumimos – finais de semanas e feriados, por exemplo – a Cemig comprará essa sobra e no final do mês será realizado um balanço e gerado a fatura”, disse.

O IFMG Formiga está apenas esperando a liberação da Cemig para colocar a usina em funcionamento. Esta liberação deverá ser feita até setembro.

O instituto Formiga é o segundo campus do IFMG a implantar a usina. O IFMG adquiriu 10 unidades para serem implantadas em diversos campus. O valor do investimento de cada unidade foi de R$ 191.750,00 e estima-se que, em Formiga, no máximo em três anos, a economia gerada cubra os custos do investimento, destinando o recurso que seria gasto com a fatura de energia elétrica para outras áreas como pesquisas, projetos de extensão e outras melhorias.

COMPARTILHAR: