As atividades da I Semana de Engenharia Elétrica (SEE) do IFMG Campus Formiga tiveram início na manhã desta quarta-feira (19), com composição da mesa de honra e, em seguida, a ministração da palestra de abertura. O evento, que está sendo realizado sem nenhum custo aos participantes, tem como tema ?Inovação e Tendências Tecnológicas aplicadas à Engenharia Elétrica?.

O diretor-geral do Campus Formiga, professor Robson Ferreira, ao abrir as atividades, apontou sua felicidade com a realização do evento e mencionou os avanços que o Campus obteve em pesquisa, principalmente com os projetos de pesquisa aplicada, o recente convênio com o grupo Fiat, que, além de propiciar um ambiente escolar de pesquisa, possibilitará a realização de estágios nas empresas do grupo. Robson finalizou deixando uma mensagem a todos os estudantes: ?aproveitem esta oportunidade (de estudarem) para realmente aprender e apreender e não somente para obterem notas e passarem de semestre?.

O coordenador do curso de bacharelado em engenharia elétrica e presidente da Comissão Organizadora da SEE, professor Paulo Dias Alecrim, em seu discurso, agradeceu a todos os envolvidos de forma direta e indireta e destacou que esta I Semana de Engenharia Elétrica possui a finalidade de integrar e disseminar o desenvolvimento tecnológico na região. O professor mencionou e demonstrou as evoluções tecnológicas que aconteceram em apenas vinte anos no ramo da Engenharia e das Telecomunicações. Para exemplificar, fez uma comparação entre os aparelhos celulares utilizados há quinze anos e os smartphones, utilizados atualmente, cada vez mais finos e ricos em recursos tecnológicos.

A palestra de abertura foi ministrada pelo diretor da empresa Exsto Tecnologia, César Alckimin, e teve o tema ?Engenharia e Empreendedorismo?. O palestrante abordou o vasto campo de trabalho/atuação da área de Engenharia e contou a sua própria experiência de empreendedorismo. Ele mencionou que, atualmente, o engenheiro e demais profissionais precisam buscar soluções para os problemas reais da sociedade, ou seja, fazer o ?dever de casa? bem feito e, caso queira ser um empreendedor, é necessário três passos, além de muita dedicação: imaginar, desenvolver e realizar, antes que outra pessoa o faça.

Após um intervalo, a palestra seguinte foi ministrada pelo engenheiro Reinaldo Borsato, da empresa Sense. O tema abordado foi ?Inovação em projetos de microeletrônica aplicados na Automação Industrial?. Dentre os apontamentos feitos por Reinaldo está a produção tecnológica do Brasil. O desenvolvimento de chips na cidade mineira de Santa Rita do Sapucaí chamou a atenção dos participantes.

Também teve início nesta quarta, o minicurso ?Automação Industrial?, conduzido pelo engenheiro Bruno da Mata, da empresa Macrotec. A atividade continuou na tarde deste dia e terá continuação no dia 20.
Já na tarde desta quarta, também foi ministrada a palestra ?Sistema Confea/Crea, o que é e sua importância para o profissional da área tecnológica?, proferida por Severino Alves, do Conselho Regional de Administração (Crea) de Minas Gerais. O minicurso ? Introdução ao LabVIEW, ministrado pelo professor do IFMG, Carlos Renato Borges dos Santos também teve início neste dia, com continuação no dia 20.
Nesta quinta-feira (20), as palestras começam às 8h30. A primeira do dia trata das ?Aplicações da Engenharia Elétrica na Indústria Cimenteira? proferida por Wagner Roberto Barbosa da empresa CSN. O professor do IFMG, Renan Souza Moura aborda o tema ?Perspectivas do Engenheiro Eletricista no Brasil?. Da Petrobrás, o palestrante, engenheiro Sandro Henrique de Sousa, fala sobre a ?Engenharia Elétrica na Petrobrás?. Finalizando as palestras deste dia, o tema abordado é ?Descargas atmosféricas: uma abordagem sob a ótica da Engenharia Elétrica?, assunto conduzido pelo professor do IFMG, André Roger.
No último dia de evento, as palestras contam com profissionais das empresas Ensel, Inatel e UFU. Respectivamente, a primeira palestra tem como tema ?O sucesso e a felicidade?, ministrada pelo engenheiro Euri Paulo dos Santos. A seguinte aborda ?O uso da microeletrônica em inovações tecnológicas? conduzida pela pesquisadora e engenheira Daniely Gomes Silva. Finalmente, ?Fontes alternativas de energia? é o assunto da última palestra do dia e da I SEE, ministrada pelo professor Luciano Coutinho Gomes.
O encerramento das atividades da I SEE ocorre às 12h de sexta-feira (21).

COMPATILHAR: