O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas, realizou de 25 a 27 de setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, a III Conferência Estadual de Cultura.
A Conferência Estadual de Cultura é um espaço de consulta, participação e controle social da política cultural do Estado. Em 2013, a Conferência Estadual teve um caráter devolutivo, quando foram apresentadas as ações, programas, projetos e políticas realizadas a partir de propostas da sociedade civil apresentadas nas conferências anteriores.
Os objetivos da Conferência Estadual de Cultura são estimular a adesão ao Sistema Nacional de Cultura; diagnosticar a situação do Sistema Estadual de Cultura; estimular a implantação/consolidação do Sistema Estadual de Cultura; elaborar um Plano de Ações Estratégicas para a Cultura no estado; estimular a elaboração de políticas culturais a partir das dimensões: simbólica, cidadã e econômica da cultura; estimular o planejamento de políticas, projetos e ações estaduais para a cultura com a participação e o controle da sociedade civil; eleger delegados para Conferência Nacional de Cultura.
Participação de Formiga
Formiga foi representada por dois delegados eleitos na Conferência Intermunicipal de Cultura realizada em Pains: Paulo José Oliveira e Maria Andrada que também exerceu a função de delegada nata, como representante do Conselho Estadual de Política Cultural (Consec) e fez parte da mesa coordenadora do 1º eixo: Implementação do Sistema Nacional de Cultura com foco nos impactos da Emenda Constitucional do SNC na organização da gestão cultural e na participação social nos três níveis de governo.
Também estiveram presente no primeiro dia do evento, a secretária de Cultura, Elizabeth Baptista e a secretária adjunta Maria José Boaventura.
Paulo José Oliveira de Formiga e Francisco da cidade de Oliveira foram eleitos como representante da região Centro-Oeste para atuar na Conferência Nacional de Cultura que acontecerá em novembro, no Distrito Federal.

COMPATILHAR: