Nos dias 23, 24 e 27 de maio, foi realizada a III Semana de Serviço Social. O evento, de tema A formação dos assistentes sociais frente aos desafios contemporâneos?, contou com a participação de professores e alunos do Centro Universitário, além de profissionais da área e convidados.
A atividade foi elaborada por uma Comissão Organizadora composta pela coordenadora do curso, Flávia Gonçalves Canesqui, e pelas alunas: Cassiana Almeida, Flávia Khouri, Greicielly Couto, Joice Alvarenga, Kássia de Souza, Laíslla Castro, Lilian Graciele, Luciana Oliveira, Marlice Tomé, Monícia Paula, Palloma Ramos, Raquel Daiane, Roberta Gonçalves e Paula Teixeira.
Programação
A abertura do evento foi realizada no dia 23, no Salão Nobre do Unifor-MG ?Eunézimo Lima?, e contou com a apresentação da Sucata Sinfônica, formada por crianças formiguenses e organizada pelo músico Alex Arouca. A mesa de trabalhos foi formada pelo reitor do Centro Universitário, Marco Antonio de Sousa Leão; pela coordenadora do curso de Serviço Social, Flávia; e pela professora Cirlene Aparecida Hilário da Silva Oliveira.
A primeira palestra do evento tratou do tema ?Formação em Serviço Social: exigências atuais? e foi apresentada pela professora Cirlene Aparecida, graduada em serviço social pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho); mestre em serviço social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e doutora em serviço social pela UNESP.
No dia 24, as assistentes sociais Gabriela Abrahão Masson e Nathália Lopes Caldeira Brant discutiram o Balanço da política social nos governos FHC e Lula. Gabriela é graduada em serviço social pela UNESP; possui especialização em serviço social, Famílias e Reabilitação na área da Saúde pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas); e mestrado em Serviço Social pela Unesp. Nathália é graduada em serviço social pela Unesp e aluna regular do Programa de Pós-graduação em serviço social, também na Unesp. A atividade foi promovida na Sala de Multimeios 3.
O encerramento da semana foi feito no dia 27, com a palestra de tema O assistente social no contexto dos conflitos entre capital e trabalho?, proferida pela assistente social Raquel Santos Sant´Anna, mestre e doutora em Serviço Social pela Unesp.
Na ocasião, os presentes assistiram a uma apresentação musical de flautas, com crianças e adolescentes do Cras I (Centro de Referência de Assistência Social) e também a um pronunciamento feito pela diretora geral de ensino do Unifor-MG, professora Inêidina, que enfatizou a importância do evento e das atividades promovidas, regularmente, pelo curso, com o objetivo de fomentar a discussão entre os acadêmicos. A equipe de alunas responsável pela organização da semana fez uma homenagem à coordenadora, Flávia, agradecendo o apoio constante à graduação e incentivo aos estudantes.
Segundo a professora Flávia, o evento revelou, mais uma vez, a disposição do curso em buscar a qualidade da formação profissional. ?As palestras, todas elas de altíssimo nível, contribuíram, consideravelmente, para as reflexões sobre as exigências colocadas ao Serviço Social na atualidade, preparando, ainda mais, os alunos para o mercado de trabalho?, diz.
Publicação
Durante o evento, os participantes receberam um jornal intitulado ?Serviço Social em Debate?, produzido por professores e alunos do curso, com matérias, fotos, artigos e informações relacionadas à graduação e atuação dos profissionais da área.

Comentários