O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) promove, em fevereiro, a primeira medida de controle da praga Ferrugem Alaranjada da Cana em Minas Gerais. O engenheiro agrônomo do Instituto, Wagner Aquino Machado, vai capacitar fiscais da área vegetal para realizar um mapeamento das variedades de cana-de-açúcar plantadas no Estado. O objetivo é detectar se há presença de variedades suscetíveis à Ferrugem Alaranjada e algum foco da praga nas regiões que possuem maior concentração de plantações e usinas de cana.
O trabalho de mapeamento será feito em todo o Estado, iniciando no Triângulo Mineiro (que concentra 70% do plantio), Alto Paranaíba e Sul de Minas. De acordo com Wagner Aquino, o levantamento das variedades vai funcionar como uma medida preventiva. ?Primeiramente, vamos a campo obter conhecimento das áreas de plantação de cana para diagnosticar se existe foco da praga no Estado?, explica.
Representantes do IMA e de diversos órgãos de defesa sanitária do país foram convocados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) para participar de curso de capacitação para identificação da praga Ferrugem Alaranjada da Cana. O evento ocorreu no dia 27 de janeiro, no centro de Tecnologia Canavieira (CTC), em Piracicaba, São Paulo.
A Ferrugem Alaranjada da cana é causada pelo fungo Puccina Kuehnii, que reduz a produtividade da planta. A praga afeta as folhas da cana-de-açúcar, diminui a capacidade de realizar fotossíntese e, consequentemente, de produzir sacarose em níveis satisfatórios. O IMA não tem conhecimento de foco da praga em Minas Gerais. Isso pode ser explicado pelo fato de que no Estado há baixo cultivo das variedades de cana que foram atacadas pelo fungo em São Paulo.
O diretor geral do instituto, Altino Rodrigues Neto, explica que mesmo que as variedades de cana suscetíveis ao fungo correspondam a apenas 1% da área plantada em Minas é necessário fazer o monitoramento e mapeamento das variedades de cana. ?Precisamos estar atentos a qualquer sinal de alteração na cana mineira, pois apesar de a porcentagem ser pequena a área de plantio é muito grande e qualquer ocorrência pode representar um risco à produção no Estado, que hoje ocupa o segundo lugar no cenário nacional?, completa.
Histórico
De acordo com dados do Ministério da Agricultura, em julho de 2007, foi confirmada a presença da Ferrugem Alaranjada no estado da Flórida (EUA). No mesmo ano, a praga foi detectada na Guatemala, depois na Nicarágua, afetando a indústria sucroalcooleira desses países.
No ano seguinte, em 2008, sua ocorrência foi confirmada no México, Panamá, El Salvador e Jamaica. Foi neste período que a Ferrugem Alaranjada passou a ser considerada uma ameaça iminente no Brasil. Em dezembro de 2009 foi oficialmente detectado, na região de Araraquara (SP), o primeiro foco da praga da cana.
Ainda de acordo com o Ministério, desde 2007 existem ações preventivas e programas de melhoramento de cana-de-açúcar. Atualmente, a praga causada pelo fungo Puccinia kuehnii é considerada transitória e está sob vigilância no território brasileiro.

COMPATILHAR: