A imagem de São Francisco de Assis, que integra o complexo de turismo no Parque Nacional da Serra da Canastra, já tem quase 50 anos e, por isso, precisou passar por uma reforma no início deste mês, segundo o Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMbio).


De acordo com o portal G1, o historiador Antônio Francisco de Faria tem 71 anos e, há 50 anos, ele escreve um livro contando a história do município que sedia a maior parte do Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972. A experiência acumulada ao longo dos anos garante ao historiador propriedade para relembrar detalhes do passado, que integram uma importante parte da história do país.


Segundo Antônio Francisco, a imagem do santo protetor dos animais e que também deu nome ao rio São Francisco, o mais genuinamente brasileiro, chegou ao parque após dois anos de fundação, em meados de 1974.
Ele afirma que a imagem do santo foi levada por Helena Rui Lasmar, que é irmã do primeiro administrador do parque, Hélio Lasmar.


“Mas antes disso, ela teve o cuidado de pedir ao escultor que a estátua fosse idêntica a imagem da igreja São Francisco de Assis em Ouro Preto – um importante berço religioso e histórico de Minas. Ela foi instalada nesta ocasião após a doação de dona Helena, às margens da nascente histórica e com uma placa onde há a famosa oração de São Francisco de Assis”, contou o historiador.


A imagem com cerca de 80 centímetros de cumprimento foi feita à base de resina e se desgastou com os quase 50 anos exposta ao tempo. Ao longo dos anos sofreu danos naturais, mas também foi alvo de vandalismo e como lembra o historiador, até o crucifixo que a imagem tinha em suas mãos foi roubado.


“E permanece assim até hoje. A imagem original tem um crucifixo nas mãos, mas o que integrava nossa imagem foi roubado”, destacou Antônio.
Outras curiosidades
Missas

Antônio conta que aos pés da imagem de São Francisco de Assis já foram realizadas diversas missas, inclusive, com a presença do falecido bispo da diocese de Luz, Dom Belchior Neto.


Visita Fernando Henrique Cardoso
Entre os anos de 1995 a 2003 o então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, esteve por duas vezes no Parque Nacional da Serra da Canastra, aos pés da imagem onde ocorreram solenidades cívicas em comemoração ao Dia do Meio Ambiente.


Tentativa de retirar a imagem do Parque

De acordo com o historiador, há cerca de quatro anos houve uma tentativa de retirada da imagem do local. No entanto, os moradores souberam do fato através do pároco da paróquia de São Roque de Minas e contestaram para que a imagem ficasse onde estava.


A Justiça interferiu e em 2015 uma liminar foi expedida proibindo a retirada da imagem do parque. A decisão saiu após uma ação do defensor público Estevão Ferreira Couto.


Durante uma revisão do Plano de Manejo, que são normas que regulamentam o parque, ele percebeu que um dos itens no documento de mais de 500 páginas permitia a retirada da estátua a qualquer momento. No entanto, Estevão defendeu na ocasião que a estátua faz parte do patrimônio cultural e religioso da região e, por isso, ele atuou em defesa dos moradores da área que não queriam a retirada da imagem do santo.


Local original
Antônio conta que há cerca de seis anos um dos diretores do parque, resolveu mudar a imagem do local original, instalando a mesma às margens da estrada.


“O local original onde ela foi instalada em 1974 era a 100 metros atrás da nascente. A justificativa da época foi que visitantes e motoqueiros estragavam as margens da nascente para verem o santo”, disse.


Promessas
Como qualquer santo, São Francisco de Assis é considerado milagroso e, por isso, muitas pessoas vão até a imagem pedir bênçãos. O historiador garante que elas são as mais variadas possíveis.
“Muitos fiéis vão constantemente aos pés da imagem rezar para que o santo abençoe as plantações, os devotos pedem pela produção agrícola, pedem para não faltar chuva, para melhorar cada vez mais a produção do queijo da Canastra, melhorar a produção de milho, café e frutas. O que se ouve falar é que as bênçãos são constantemente alcançadas”, ressaltou.


Questionado se a estátua atrai turistas para a região Antônio Faria foi enfático ao dizer que ela é um importante componente do turismo da Canastra. “O cenário junto à imagem, incluindo ainda a primeira ponte sobre o rio, nascente histórica do São Francisco e o chapadão da Canastra ao fundo, formam o cenário mais procurado por turistas”, finalizou.

 

Fonte: G1||
COMPATILHAR: