Segundo nota publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária ? Anvisa ? na segunda-feira (04), a importação e comercialização de produtos alimentícios chineses estão proibidas em todo território brasileiro. A medida é considerada preventiva e vale especialmente para produtos provenientes ou fabricados na China que contenham, em sua composição, leite.
De acordo com a nota, a proibição foi tomada com base em informações da Rede Internacional de Autoridades de Inocuidade dos Alimentos ? INFOSAN ? e da Agência Nacional de Inspeção da China, que registram 54 mil casos de problemas renais em crianças e bebês chineses. Segunda estas informações os produtos podem estar contaminados por melamina, produto químico usado na indústria de plástico, não permitindo para utilização de alimentos.
O Ministério da Agricultura disse que nenhuma das empresas chinesas está habilitada para o comércio com o Brasil. Mas o aumento no controle sobre os alimentos chineses é considerado necessário. ?Apesar do Ministério da Agricultura garantir que o Brasil não mantém comércio bilateral de produtos lácteos com a China, a ação da agência previne a entrada do alimento contaminado por meio de outros países?, disse Denise Resende, gerente geral de Alimentos da Anvisa.

COMPATILHAR: