A Concessionária Nascentes das Gerais realizará a partir desta sexta-feira (1º) mais uma etapa da campanha ?Foi acidente ou imprudência? Inclua a segurança no seu caminho?. Nesta etapa os motoristas receberão panfletos educativos nas praças de pedágio.
Anteriormente, a concessionária realizou outras ações, tais como, distribuição de camisetas com mensagens educativas, instalação de painéis em diversos pontos da via, apoio a peças de teatro com foco na educação para o trânsito e promoção de diversas ações nas cidades do Centro-Oeste e Sudoeste de Minas Gerais.
O trabalho da concessionária leva em consideração as estatísticas do Ministério da Saúde que apontam a falha humana como responsável por mais de 90% dos acidentes em todo o país.
No caso do Sistema MG-050/BR-265/BR-491, levantamentos feitos pela Nascentes das Gerais apontam que a imprudência, é fato gerador da maior parte das ocorrências. Entre as principais causas presumidas de acidentes no Sistema MG-050 estão: trafegar na contra mão; perda de controle (imperícia); dormir ao volante; efetuar marcha a ré na rodovia; excesso de velocidade; freada brusca; fechada; mudança brusca de faixa; retorno irregular; veículo parado na faixa de rolamento; descuido do motorista (deixar de dar seta, falar ao celular etc); motorista embriagado e ultrapassagem proibida.
O gestor de operações da Nascentes das Gerais, Marcelo Aguiar, enfatiza que a ampla maioria dos acidentes no Sistema MG-050, portanto, poderia ser evitada. ?A campanha é muito oportuna para sensibilizar os usuários de que eles são parceiros da concessionária na jornada pela redução dos acidentes. Quando um motorista deixa de dar a seta, para citar um exemplo, ele coloca a sua vida e a de outras pessoas em risco?, afirma.
A gestora de comunicação e responsável pela campanha, Marcelina Liberato, lembra que as ações voltadas para a educação no trânsito são permanentes. Contudo, a campanha específica continuará ostensiva até o próximo mês de dezembro. ?Os painéis seguirão na rodovia, ainda teremos novas apresentações teatrais e os usuários receberão 150 mil panfletos?, declara.

Comentários