No primeiro semestre desse ano, os jovens lideraram a inadimplência com cheques no país, mostra pesquisa da TeleCheque.
O levantamento foi feito com mais de 13 mil clientes da base de dados de empresa especializada em verificação de créditos. Consumidores com idade até 20 anos, o inadimplência permaneceu em 16,92%, ante 15,90% do mesmo período que 2010.
?O total de jovens inadimplentes com cheques vem crescendo nos últimos anos. O que mais preocupa é a dificuldade que eles têm para se recuperarem financeiramente, e as escolas deveriam aplicar disciplinas de educação financeira, o que contribuiria para reduzir esses indicadores, diz Dirlene Martins, diretora de recuperação de crédito da TeleCheque.
Miguel de Oliveira, vice-presidente da Associação dos Executivos e Finanças (Anefac) afirma que os jovens lideram a inadimplência e outras formas de pagamentos. ?Os bancos procuram esses clientes para conseguirem fidelização deles. No despreparo, e como costumam comprar por impulsos, se iludem e acabam ficando devedores?, diz.
Os mais velhos utilizam outras modalidades de créditos com mais frequências, como o consignado, com desconto em folhas de pagamento para trabalhadores ou benefícios do INSS, em casos dos aposentados e pensionistas.

Comentários