Era uma obra há muito tempo esperada e que vai resolver grande parte dos problemas ambientais de
Formiga, principalmente adequar a disposição do lixo urbano. O custo do aterro foi superior a R$ 2 milhões.
A inauguração do aterro teve início às 10h, no Lions clube. De lá, as autoridades e convidados saíram com destino ao Aterro Sanitário em ônibus especiais disponibilizados pela Prefeitura.
No local, houve o descerramento de placas do Aterro Sanitário Areias Brancas e da Usina de Triagem Sebastião Meneses (Tião Maria). As autoridades e convidados fizeram um tour pelo aterro, conheceram a usina de triagem e a vala que vai receber, em breve, os primeiros caminhões de lixo.
Em seguida, os presentes voltaram ao Lions para a assinatura de decretos para a criação de Unidades de Conservação Refúgio de Vida Silvestre ?Mata da Lagoa do Fundão? e do Monumento Natural ?Ilha das Pedras?.
Solenidade
Mais de 200 pessoas participaram da inauguração. Os integrantes da Associação de Recicladores Formiguense (Recifor) fizeram uma homenagem ao prefeito Aluísio Veloso, ao secretário de Gestão Ambiental Paulo Coelho, ao ex-secretário da pasta Edson Toledo, à promotora Luciana Imaculada e ao radialista Claudinê dos Santos.
Durante os pronunciamentos, foram enfatizados diversos pontos, como a importância do Aterro Sanitário, as dificuldades para sua implantação, os benefícios dessa obra e a necessidade de participação da comunidade para contribuir por meio da entrega seletiva.
Autoridades e convidados presentes: coordenador do Gescom/Ministério do Meio Ambiente -MMA, Renê Vilella, representanto o minsitro do Meio Ambiente, Carlos Minc; secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, prefeito Aluísio Veloso, secretário de Gestão Ambiental Paulo Coelho; representante do Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, João Carlos Costa Oliveira; representantes da Superintendência Regional do Alto São Francisco (Supram), Maria Cláudia e Daniel Arruda; vereadores Reginaldo Henrique dos Santos/PCdoB, Gonçalo Faria/PSB, Eugênio Vilela/PV, os peemedebistas Mauro César, Moacir Ribeiro e Rosimeire Mendonça; ex-secretário de Gestão Ambiental e iniciador do projeto do aterro, Edson Toledo; engenheira civil Luana Resende e Silva; presidente da Recifor, Francisco Carlos da Silva (Chicão);
representantes da família de Sebastião Menezes (Tião Maria), que foi homenageado; procurador da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Joaquim Martins da Silva Filho, ex- embaixador de Cuba Tilden Santiago, deputados Domingos Sávio, Fábio Avelar, representantes dos deputados Jaiminho Martins e Padre João; promotora de Meio Ambiente Luciana Imaculada; prefeitos dos municípios de Arcos, Santo Antônio do Monte, Córrego Fundo, Candeias, Pedra do Indaiá, Lagoa da Prata, representante do prefeito de Pains; projetista do aterro sanitário, Romeu Sant?Anna Filho, da Sanearte, representantes da PM, secretários municipais, coordenador do curso de engenharia ambiental do Unifor-MG, Layser Oliveira e membros da sociedade civil.

COMPATILHAR: