Formiga agora conta com um Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) do Hemominas (Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais).

A unidade, que recebeu o nome da formiguense Maria Tereza de Moura Minucci, foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (4), em cerimônia conduzida pelo prefeito Eugênio Vilela e pela vice-prefeita Adriana Prado. A presidente da Fundação Hemominas, Júnia Murão também esteve presente na cerimônia.

O novo posto possibilitará a ampliação do número de candidatos formiguenses à doação de sangue. Pessoas residentes em cidades da região também serão atendidas no PACE Formiga com dias e horários predefinidos.

Resultado da parceria entre a Administração Municipal de Formiga e o Governo do Estado, a instalação do Posto Avançado de Coleta Externa, que tem estrutura semelhante a uma Unidade de Coleta Hemominas, fortalecerá o suporte dos serviços de hemoterapia e hematologia, a fim de atender a demanda de sangue e hemocomponentes.

Durante a inauguração, o prefeito Eugênio destacou que o PACE em Formiga facilitará a captação de novos candidatos à doação de sangue, sendo essa uma importante prática para salvar vidas.

A gestora da Santa Casa de Formiga, Myriam Araújo Coelho, prestigiou o evento, sendo que a instituição foi a responsável pela obra de construção do prédio que abrigará o PACE. Os vereadores Flávio Martins, Flávio Couto, Marcelo Fernandes, secretários e servidores municipais e familiares da homenageada também estiveram no evento.

De acordo com a equipe da Secretaria de Saúde, os servidores que atuarão no Posto Avançado de Coleta Externa participarão, durante 20 dias, de um curso de capacitação. A primeira coleta, que ainda será agendada, será feita por uma equipe vinda de Divinópolis.

A homenageada

Maria Tereza de Moura Minucci nasceu em Formiga, em 1983. Filha de Tadeu Leonel e Zilá Minucci, estudou nos colégios de Aplicação e Santa Teresinha.

Como profissão, escolheu a área da Nutrição. Atuou como servidora municipal na “Sala Mineira do Empreendedor”. Trabalhou como nutricionista da Penitenciária Regional de Formiga.

Sempre rodeada de amigos passou pelo tratamento oncológico com serenidade. Maria Tereza faleceu em 2019 e deixou o seu nome registrado nos corações de muitos formiguenses.

Fonte: Decom

Foto: divulgação Decom

Foto: divulgação Decom

Foto: divulgação Decom

Foto: divulgação Decom

Foto: divulgação Decom

Foto: divulgação Decom

Foto: divulgação Decom

Foto: divulgação Decom

 

 

 

 

 

COMPATILHAR: