Na madrugada desta terça-feira (26), o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para combater a um incêndio que atingiu uma loja de assistência técnica situada a rua São Vicente em Piumhi.

Segundo informações do Cobom, a edificação possui um estabelecimento comercial, o qual foi atingido pelas chamas e uma residência que fica no subsolo, a qual não sofreu danos, devido a rápida ação dos militares.

Não houve vítimas, apenas danos materiais a pertences da loja.

As causas do incêndio ainda não foram identificadas, a suspeita é que um curto-circuito tenha causado o fogo.

 

Medidas preventivas contra incêndio

As medidas de prevenção e combate a incêndio estão divididas entre as ações para evitar o surgimento do fogo e as ações para extinguir o incêndio, limitando seu crescimento e propagação entre as edificações.

As técnicas incluem ainda a precaução contra o colapso estrutural, evacuação segura do edifício e a realização de operações de combate e resgate com rapidez, eficiência e segurança.

As principais medidas preventivas são:

1 – Adoção de normas de segurança

Uma das primeiras formas de prevenir acidentes é construir as edificações de acordo com as leis e normas de segurança, como a NR-23, a NBR 14432, entre outras.

Além disso, cada prédio deve ter um plano de segurança específico, com cuidados que irão evitar a ocorrência de incêndio e controlar sua intensidade, risco, duração e gravidade caso ocorra.

As normas variam de acordo com o local, por isso é fundamental contar com uma equipe especializada que atenda às orientações da Legislação e Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros.

2 – Armazenamento correto de materiais

Os materiais inflamáveis são uma das principais causas de incêndio, seja pelo armazenamento inadequado ou pelo mau uso que coloca as pessoas ao redor em risco.

Isso acontece porque alguns líquidos e gases altamente inflamáveis podem vazar e se espalhar pelo ambiente até atingirem uma fonte de combustão, dando início ao fogo.

Por isso, as empresas que lidam com este tipo de material devem ter um planejamento adequado, considerando os riscos do espaço e aplicando medidas para reduzi-los.

3 – Realização de inspeções e manutenções periódicas

Curtos-circuitos e redes elétricas inadequadas estão entre as principais causas de incêndios, por isso as ações de prevenção devem incluir a manutenção periódica das instalações elétricas, evitando fiações antigas, expostas e redes sobrecarregadas, por exemplo.

Ao estabelecer procedimentos frequentes de verificação e manutenção, é possível realizar pequenos consertos e manter os materiais sempre em boa qualidade, o que ajuda a diminuir os riscos de incêndios.

4 – Conscientização dos colaboradores

Muitas vezes, os colaboradores podem fumar próximo a estações de armazenagem de materiais inflamáveis, por exemplo, somente por falta de conhecimento.

Essas questões do dia a dia podem causar grandes acidentes que colocam em risco as pessoas, a edificação e o meio ambiente.

Para prevenir incêndios, é importante realizar projetos de conscientização e treinamento dos colaboradores, de modo que, se houver um incêndio, eles possam controlar a situação até a chegada dos bombeiros.

Outra prática importante para a segurança da empresa é implementar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que atua na capacitação dos profissionais para conduzir situações de risco.

5 – Sistemas de detecção e extinção do fogo

A prevenção de incêndios envolve também a utilização dos recursos certos para controlar a situação inicial sem gerar problemas maiores.

Esses recursos vão desde placas de sinalização, saídas de emergência e alarmes de detecção de fumaça até extintores, hidrantes e sprinklers, dependendo da necessidade de cada local.

Nesse sentido, também é fundamental realizar vistorias periódicas e a manutenção adequada desses materiais, que devem estar sempre em perfeitas condições para funcionar corretamente em uma situação de emergência.

Essas medidas são importantes em empresas de diversos tamanhos e segmentos, que devem elaborar um sistema de proteção e combate a incêndio de acordo com as características e necessidades de cada edificação.

A EPS é uma empresa de Engenharia, Projetos e Serviços que oferece soluções personalizadas em proteção e combate a incêndios, como:

As chamas destruíram eletrodomésticos em geral. A rua foi interditada e a energia desligada para a realização do trabalho dos bombeiros sem riscos.

Fonte: 104 FM e Corpo de Bombeiros

 

COMPATILHAR: