O Corpo de Bombeiros do posto avançado de Arcos foi acionado para combater um incêndio na zona rural de Iguatama, no sábado (3).

No local, foi constatado um incêndio de grandes proporções já atingindo uma extensa área.

Foi iniciado o combate às chamas próximo às residências e, em seguida, munidos de mochilas costais e abafadores continuaram o combate nas áreas de pastagem onde era possível o acesso.

Foi preciso que fazendeiros remanejassem rebanhos de gados para que os animais não fossem atingidos pelas chamas.

Um trator foi queimado enquanto tentava fazer aceiro. O incêndio atingiu diversas áreas como, pastagens, cerrado, reserva florestal, mata ciliar entre outras.

Os trabalhos de combate às chamas duraram cerca de 8 horas e contou com quatro militares do Corpo de Bombeiros.

O Cobom solicitou apoio à Prefeitura de Iguatama para ajudar no combate às chamas que enviou um caminhão pipa para auxiliar. O secretário de meio ambiente do município, Leandro Henrique Oliveira Chaves compareceu também no local e ajudou nos trabalhos. Ainda no local, foi feito contato com as empresas que possuem plantações próximas do local.

Por volta das 21h, os trabalhos de combate às chamas foram interrompidos por motivos de segurança.

 Além dos militares e funcionários da Prefeitura, o trabalho contou ainda com a ajuda de donos de fazendas e funcionários totalizando aproximadamente 25 homens na linha de frente e também dois caminhões pipa e dois tratores.

No dia seguinte, o Corpo de Bombeiros compareceu no local e, com a ajuda de voluntários, conseguiu debelar as chamas.

De acordo com o Cobom, as causas do incêndio não foram identificadas.

O Corpo de Bombeiros orienta:

– não provoque queimadas, além dos inúmeros danos à fauna e flora, provocar queimadas é crime ambiental, estando o infrator sujeito às sanções previstas em lei própria.

Fonte: Corpo de Bombeiros

COMPATILHAR: