A empresa indiana que fornecerá vacinas Aztrazeneca/Oxford para o Brasil já havia informado que iria atrasar a entrega de uma nova remessa de imunizantes

Com o aumento de casos de Covid-19 na Índia, mesmo após o país impor o confinamento mais rígido do mundo, as exportações de vacinas foram suspensas. A informação foi divulgada pelo twitter do  médico Eric Feigl-Ding, responsável pelos dados sobre a Covid-19 divulgados pelo monitor da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Com a medida, o Brasil pode sofre novos atrasos na entrega do imunizante. 

“Quebrando – devido ao aumento de casos da Covid19, a Índia congelou todas as principais exportações de AstraZeneca feita pelo Serum Institute of India, o maior fabricante mundial de vacinas, para atender à demanda doméstica conforme aumentam as infecções. Isso também atrasará o fornecimento para a Covax”, publicou o especialista.

A empresa indiana que fornecerá vacinas Aztrazeneca/Oxford para o Brasil já havia informado que iria atrasar a entrega de uma nova remessa de imunizantes. O governo Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou no domingo (21) que o cronograma pode sofrer alterações.

O Instituto Serum, da Índia, é responsável pela produção de doses fornecidas ao país. O fornecimento será adiado para o Brasil, Arábia Saudita e Marrocos, segundo informação publicada pelo jornal Índia Times. Isso ocorreu por causa de pressões para o fornecimento dos imunizantes para as necessidades da Índia.

A notícia da suspensão das exportações vem quando a Índia deseja acelerar a vacinação de seu 1,3 bilhão de habitantes, enquanto o país registra o aumento de contágios que ameaça minar os esforços feitos para superar o vírus. 

O primeiro-ministro Narendra Modi anunciou em março de 2020 o confinamento total do país para “salvar seus cidadãos” do coronavírus, mas a medida levou milhões de trabalhadores pobres às estradas. Depois de perderem o emprego da noite para o dia, estas pessoas abandonaram as grandes cidades para retornar ao campo, inclusive a pé. Muitas morreram no caminho. 

O segundo país mais populoso do mundo registrou mais 11,7 milhões de casos de covid-19 e mais de 160.000 mortes, a terceira nação mais afetada do planeta, atrás de Estados Unidos e Brasil.

Apesar dos números, as autoridades expressaram otimismo sobre a capacidade de combater de modo eficaz o coronavírus, destacando a baixa taxa de mortalidade registrada no país.

O maior fabricante de vacinas do mundo iniciou uma campanha ambiciosa para imunizar 300 milhões de pessoas até o fim de julho, mas o projeto está atrasado, com apenas 50 milhões de pessoas vacinadas até o momento. 

E o aumento de casos, com mais de 40.000 novos contágios por dia, ameaça o progresso alcançado. A taxa era de menos de 9.000 no início de fevereiro, após o pico de 100.000 diários em setembro. As restrições foram flexibilizadas gradualmente, e a economia começou a mostrar recuperação. 

O estado de Maharashtra, onde fica a capital financeira Mumbai, está sendo novamente muito afetado, porém, e se viu obrigado a impor confinamentos localizados e testes obrigatórios em áreas com muito movimento.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: