Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e do Emprego, demonstram que, no mês de setembro, Formiga continuou com um saldo positivo no que diz respeito à evolução do emprego. O destaque desta vez foi o setor de indústria de transformação, que apresentou um saldo de 74 novas vagas, seguido do comércio, com saldo de 33 e de serviços, com 21.
Na contramão do crescimento, ficaram os setores de agropecuária, com -38 vagas e a construção civil, que sempre estava na ponta desta vez teve saldo negativo de -18 postos de trabalho.

De acordo com o chefe do Departamento de Indústria e Comércio, Carlyle Ribeiro, a queda no número de vagas no setor de construção civil pode ser explicada pelo que é chamado de desemprego friccional, ou seja, um fenômeno social que acontece, neste caso, quando uma grande obra chega ao fim e, temporariamente, os operários ficam desempregados. Carlyle Ribeiro acredita que, nos próximos meses, esta situação já seja revertida.

?O importante é que, em Formiga, continuamos com um saldo positivo na criação de empregos e, com certeza, até o fim do ano, este número irá aumentar? , comenta Carlyle.

No total, foram criadas em Formiga 56 novas vagas, uma variação de 0,37%. Durante o mês de setembro, Minas Gerais registrou um crescimento de 0,22%, o que em números representa 8.448 empregos. O destaque foi a criação de vagas no setor de serviços, com 11.503 postos, ou seja, 0,84%. Em seguida, se destacam o comércio (+8.856 postos), indústria da transformação (+16.081 postos) e construção civil (+5.713 postos).

Em setembro, foram gerados no Brasil 246.875 novos empregos com carteira assinada, aponta o Caged. O crescimento de 0,70% levou o país a alcançar a marca de 2.201.406 novos postos de trabalho no ano. Em 12 meses, o número chega a 2.263.865 novos empregos formais, confirmando a retomada do crescimento.

Em 2010, o mercado de trabalho vem mostrando crescimento generalizado em todo o Brasil, com 17 das 27 unidades da federação registrando recorde e outras sete apresentando segundos melhores resultados. O mercado continuará crescendo, alavancado principalmente por setores como comércio e serviços, por conta do período de fim de ano que se aproxima.

COMPATILHAR: