O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, na tarde desta terça-feira (18), a anulação de três questões aplicadas na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

Segundo o órgão, a decisão foi motivada pela forte similaridade entre os itens e perguntas utilizadas na pré-prova, etapa em que estudantes selecionados respondem a questões que podem compor o exame final.

Em nota, o Inep destacou que “nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025 do exame. Na divulgação observada nas redes sociais, foram identificadas similaridades pontuais entre os itens”.

O instituto informou ainda que a Polícia Federal foi acionada para investigar o caso e apurar a conduta e autoria da divulgação das questões. “A Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões e garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida”, afirmou o Inep.

A entidade ressaltou que promove diversas estratégias para calibrar os itens que compõem o Banco Nacional de Itens, utilizado na elaboração das provas do Enem, e que todos os processos seguem protocolos rigorosos de segurança, cumpridos em todas as etapas do exame.

Com informações do Portal R7

 

 

 

COMPARTILHAR: