A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), indexador da maioria dos contratos de aluguel, acelerou em maio na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas nesta sexta-feira (28).
O índice variou 1,19% no fechamento do mês, a maior variação desde julho de 2008, segundo a FGV. Em abril, a variação havia sido de 0,77%.
Analistas esperavam leitura de 1,29%. No Boletim Focus mais recente, os analistas financeiros consultados pelo Banco Central (BC) esperavam IGP-M de 0,45% neste mês.
Com o resultado de maio, o índice acumula alta de 4,18% em 12 meses e de 4,79% no ano.O IGP-M foi calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 de abril e 20 de maio.
A aceleração foi influenciada principalmente pelos preços do atacado medidos no Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), componente que tem peso de 60% no indicador geral IGP-M e que subiu de 0,72% em abril para 1,49% em maio.
As maiores altas individuais de preços no atacado foram de minério de ferro (de 49,76% em maio após queda de 1,06% em abril), leite in natura, soja em grão, feijão e bovinos.
Alimentos sobem menos
Perdeu força o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), outro componente do IGP-M, que recuou de 0,73% para 0,49%, em maio. A inflação dos alimentos desacelerou de 2,06% para 0,56%.
As maiores quedas individuais de preços no varejo foram de tomate, laranja pêra, álcool combustível, pimentão e açúcar refinado.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou, em maio, variação de 0,93%, abaixo do resultado do mês anterior, de 1,17%.

COMPATILHAR: