Na semana passada, foram iniciadas as atividades do projeto ?Tratamento e Identificação de Obras Raras e/ou Preciosas?. A ação tem como objetivo proporcionar conhecimentos adequados à implementação de metodologias e técnicas destinadas à formação do acervo bibliográfico de obras raras e/ou preciosas da Biblioteca Pública Municipal Dr. Sócrates Bezerra de Meneses, em Formiga.
A assessoria será prestada pela bibliotecária e coordenadora do CDARQ (Centro de Documentação Arquivística) da Fundação Educacional Comunitária Formiguense (Fuom), Adrilene Duarte Elias. Segundo ela, há alguns anos, a biblioteca sente a necessidade de selecionar e identificar as obras raras e/ou preciosas que integram seu acervo bibliográfico. ?As mesmas são armazenadas de forma inadequada e tratadas indevidamente, precisando, então, da implantação de determinadas metodologias e técnicas para a correta preservação e valorização desse acervo. Dentre as ações, estão: identificação, seleção, tratamento, processo de conservação, armazenamento, organização e política de consulta?, explica.
O projeto será desenvolvido, gratuitamente, até o momento em que todas as obras forem devidamente identificadas. Segundo Adrilene, a meta é implantar a Seção de Obras Raras, Preciosas e Especiais até o mês de setembro, quando a biblioteca comemora 60 anos.
O trabalho mostra a preocupação do Unifor-MG em resgatar e preservar a história, já que a instituição entende que a valorização do acervo da biblioteca é importante para a comunidade formiguense, que utiliza os materiais do local para estudos e pesquisas.
A ação faz parte dos projetos realizados por intermédio do curso de biblioteconomia.

COMPATILHAR: