Os TRE?s de todo o país estão recebendo cadastro de eleitores que queiram se candidatar voluntariamente para serem mesários nestas eleições. A nomeação acontecerá no dia 4 de agosto. Anteriormente os mesários eram convocados e obrigados a trabalhar nos pleitos. Agora, a intenção da Justiça Eleitoral é que os mesários o façam por livre e espontânea vontade. Trata-se de um programa chamado Mesário Voluntário, adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) há quatro anos.
Na página de cada tribunal regional do país, está disponível um link em que o eleitor pode fazer a inscrição. Mais informações podem ser obtidas por meio do mesmo site.
Além de ter direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado nas eleições, o mesário ainda recebe tíquete refeição no valor de R$ 20 e, caso empate com algum candidato em um concurso público, o fato de ele ter trabalhado em uma eleição é um dos critérios de desempate – se o edital prever esse tipo de benefício.
Apesar de ter milhares de inscritos, a convocação obrigatória de outros mesários ainda é necessária visto que o número de voluntários ainda é insuficiente.

COMPATILHAR: