Internado há 84 dias, o apresentador Fausto Silva, o Faustão, de 75 anos, enfrenta um delicado processo de recuperação após passar por dois novos transplantes e ser diagnosticado com uma infecção bacteriana aguda acompanhada de sepse. De acordo com o boletim médico mais recente do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde está internado desde 21 de maio de 2025, o quadro de infecção está controlado.
Faustão foi hospitalizado dias antes de uma aparição no SBT, em 1º de junho, quando homenageou a esposa, Luciana Cardoso, e os filhos, Rodrigo e João, no programa “Domingo Legal”. Pouco depois, o apresentador foi diagnosticado com uma infecção grave que evoluiu para sepse — condição considerada crítica, especialmente para pacientes com histórico de saúde complexo.
Segundo o médico infectologista e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Geraldo Cunha Cury, a sepse “é uma resposta inflamatória exagerada do corpo, que provoca diversas alterações no paciente”. Cury explica ainda que pessoas transplantadas e com comorbidades, como o diabetes, “podem ter predisposição à sepse”, que “pode ocorrer em decorrência de infecções virais e bacterianas por fungos ou por parasitas”.
Apesar da gravidade, o hospital informou que o controle da infecção permitiu a realização de dois procedimentos recentes: um transplante de fígado, feito em 6 de agosto, e um retransplante de rim, realizado no dia seguinte, 7 de agosto.
Diante de rumores sobre o estado de saúde do pai, João Silva, filho de Faustão, usou as redes sociais para negar que o quadro seja crítico. Ele rebateu a fala de um médico que afirmou que Faustão teria “chances mínimas” de sobreviver. João compartilhou uma mensagem do colunista Flávio Ricco que diz: “O Faustão tá muito bem, obrigado. Isso é um cala-boca aos irresponsáveis, incluindo-se por um médico idiota. Vai arrumar o que fazer e preocupe-se com seus pacientes, se é que tem algum”.
No último fim de semana, a assessoria do apresentador confirmou que ele foi extubado, o que representa um avanço no tratamento. Questionado novamente nesta quarta-feira (13), o Hospital Israelita Albert Einstein afirmou que o quadro de saúde do apresentador permanece o mesmo. A assessoria de imprensa de Faustão foi procurada, mas não respondeu até o fechamento da matéria.
Fausto Silva já passou por quatro transplantes desde 2023. Em 5 de agosto daquele ano, ele foi internado com insuficiência cardíaca e, após agravamento do quadro, entrou na fila do SUS para transplante de coração. O procedimento foi realizado em 27 de agosto, quando Faustão era o segundo da fila e foi chamado após recusa do primeiro colocado.
Meses depois, em 26 de fevereiro de 2024, o apresentador passou por um transplante de rim, devido à progressão de uma doença renal crônica. Agora, em agosto de 2025, ele foi submetido ao transplante de fígado e a um novo transplante renal, totalizando quatro procedimentos em dois anos.
A situação de saúde do apresentador segue sob monitoramento, e novas atualizações são aguardadas pelos fãs e pela imprensa.
Com informações do Itatiaia