Para tentar diminuir a quantidade de ataques e brigas infundadas entre leitores a emissora pública de rádio e TV da Noruega, a NRK, decidiu criar uma verificação para provar que o internauta realmente leu a notícia antes de comentar no blog NRKbeta. É preciso responder três perguntas de múltipla escolha sobre o que estava escrito na matéria para garantir que os leitores terão pelo menos uma base comum dos fatos nos quais a discussão será baseada, explicou Marius Arnesen, editor do blog, ao Nieman Lab.

“Nós achamos que deveríamos fazer a nossa parte para tentar garantir que as pessoas tivessem uma base comum antes de comentar. Se todos concordarem que é isso que o artigo diz, eles têm uma base muito melhor para comentar sobre ele”, disse Ståle Grut, jornalista do blog, também ao Nieman Lab.

Além disso, a NRK espera que o quiz ajude a manter a discussão focada na matéria em questão, sem desviar para outros tópicos.

 

Fonte: O Tempo||http://www.otempo.com.br/interessa/internautas-precisam-provar-que-leram-not%C3%ADcia-antes-de-comentar-1.1442692

COMPATILHAR: