O inverno começa oficialmente às 2h04 desta sexta-feira (21). Depois de um início de junho com chuva nas regiões Central, Oeste, Leste e Norte de Minas, uma nova frente fria deve causar precipitações no centro-sul do Estado. A nova massa de ar fria não será muito intensa, o que vai fazer com que o inverno comece com temperaturas amenas.
Segundo o meteorologista da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Arthur Chaves, a expectativa é de chuvas em torno da média na maior parte do Estado, ?principalmente, por causa da ausência de El Niño e La Niña, mas, nas regiões da Zona da Mata, Triângulo e Sul de Minas, há previsão de chuvas ligeiramente acima da média?.
O inverno deve ter temperaturas próximas à média nas regiões Leste, Triângulo, Central e Norte de Minas e ligeiramente abaixo da média na Zona da Mata e Sul de Minas. A ocorrência de umidade relativa do ar estará baixa nas regiões Oeste, Triângulo, Central e Norte de Minas, inferior a 20% em alguns períodos do inverno, principalmente em agosto e setembro. O meteorologista destaca que são esperados valores de umidade relativa do ar mais altos do que no ano passado. Já no Leste, Zona da Mata e Sul de Minas, a proximidade do oceano contribui para níveis mais confortáveis de umidade relativa do ar.
Tempo seco
É necessário ficar atento às queimadas no final do inverno, devido ao tempo seco que impera nesta estação. Com a ocorrência de temperaturas altas no Norte, Noroeste, Triângulo e Oeste de Minas, espera-se a incidência de queimadas em uma proporção semelhante ao do ano passado.

Comentários
COMPATILHAR: