Em plena temporada de eventos de inverno realizados em cidades mineiras, a Universidade Federal de São João del-Rei dá início à maratona de seu 27º Inverno Cultural, um dos maiores do gênero do país. Neste ano, a programação se estende por dez municípios e traz atrações como Gilberto Gil, João Bosco, Otto e Arnaldo Antunes. Além dos medalhões da MPB, também há opções para outros públicos, como O Teatro Mágico, Tiê e Raimundos.
Segundo o coordenador-geral Paulo Henrique Caetano, o festival se tornou relevante porque era, no início, o único evento que reunia diferentes manifestações culturais na região. ?A arte gera alegria e as pessoas que têm contato com ela se tornam melhores, mais abertas às diferenças, mais fáceis de lidar, mais ativas profissionalmente. Em retrospecto, é possível observar isso na cidade, em função do Inverno Cultural?, afirma Caetano.
Para selecionar os headliners, ele diz ter buscado artistas que ?deixam algo a mais e não sejam só um produto de mercado?, conforme classificou. Assim, Gilberto Gil, por exemplo, se apresenta em quatro cidades (Sete Lagoas, dia 23; Divinópolis, 24; São João del-Rei, 26; Ouro Branco, 27) e ainda ministrar palestras em que discute políticas públicas culturais.
Outro exemplo de artistas que também serão aproveitados além do palco são os Raimundos. Eles vão falar sobre financiamento coletivo em palestra, contando a experiência de angariar, em um mês, mais de R$ 120 mil para a gravação de um CD independente. ?É importante para o músico que está começando aprender com quem já está no mercado e se inspirar nessas histórias. Esse aprendizado, para mim, é muito mais longevo do que o show?, teoriza o coordenador.
O tema escolhido para o festival deste ano parece óbvio, o esporte que dominou, nos últimos meses, o debate público. ?Quisemos, sim, falar de futebol, mas em aspectos que ultrapassam as fronteiras esportivas, buscando questões como suas facetas artísticas, emocionais, políticas, identitárias, históricas?, diz.
Gilberto Gil faz show nas cidades de Sete Lagoas, Divinópolis, São João del-Rei e Ouro Branco; o ex-ministro da Cultura também discute políticas públicas em palestras.
Comentários