O inverno ainda não chegou, mas o frio já faz moradores de diversas cidades mineiras retirarem os casacos dos armários. A estação mais fria do ano, que tem início oficialmente às 19h34 de segunda-feira (20), será com as temperaturas abaixo da média em algumas regiões de Minas Gerais. Segundo a Cemig, julho  e agosto serão marcados por baixas temperaturas por causa da influência de uma massa de ar frio vinda do Polo Sul.

Na última semana, Minas Gerais já apresentou temperaturas negativas por dias seguidos. Na terça-feira (14), Maria da Fé, na Região Sul do Estado, atingiu -3,7ºC, a mais baixa do ano. No mesmo dia, Monte Verde, Passa Quatro, Caldas e São Lourenço, também tiveram temperaturas negativas. Em Formiga os termômetros marcaram 8ºC, com sensação térmica de 6ºC, na manhã de segunda-feira (13), a menor temperatura registrada neste ano. No decorrer da semana, a temperatura teve uma leve elevação, o que não afastou o frio. A mínima ficou entre 10º C e 12º C no município.

Segundo o meteorologista da Cemig, Arthur Chaves de Paiva Neto, a estação se caracteriza por ser fria e seca na região Central e no Sul de Minas e quente e seca no Norte de Minas. Ele explica que, “em decorrência da redução das chuvas, a umidade relativa do ar pode atingir valores abaixo de 20%, principalmente no Triângulo, Oeste, Centro e Norte de Minas”.

As condições climáticas também podem variar rapidamente, favorecendo a ocorrência de nevoeiros e geadas nas primeiras horas do dia, nas regiões serranas do Estado.

Chuvas

Na Zona da Mata e nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, a previsão é de chuvas acima da média. Já no Triângulo, Norte e Noroeste, o nível das chuvas deve ficar abaixo da média. Nas demais regiões são esperadas chuvas dentro da média.
Fim de semana

O clima permanece estável em Formiga e região durante o fim de semana, com temperaturas em ligeira elevação devido a dispersão da massa de ar frio.  A tendência é de temperaturas em elevação à tarde, podendo chegar aos 27ºC com clima mais ameno na madrugada e manhã, com mínimas de 10ºC.

A umidade relativa do ar deve ficar baixa, entre 30% e 35% entre as 14h e 15h. Quem tem doenças respiratórias precisa redobrar os cuidados. Não há previsão de chuva em Minas Gerais.

 

Fonte: Cemig e Estado de Minas ||

COMPATILHAR: